Conecta Recife App ultrapassa 20 milhões de acessos e 600 mil downloads
Números aumentaram exponencialmente após a inclusão do Recife Vacina dentro da grade de mais de 170 serviços disponibilizados ao público.
Com um pouco mais de um ano de efetivação, o aplicativo do Conecta Recife ultrapassa 20 milhões de acessos e 600 mil downloads e se consolida como hub digital da Prefeitura do Recife. Os números aumentaram rapidamente após a plataforma incluir no seu hall de serviços o Recife Vacina, funcionalidade criada para o agendamento da vacina contra a covid-19 e que se destaca por ser um dos únicos do Brasil que permite a marcação de dia, horário e local para tomar o imunizante. Hoje, com mais de 170 serviços, a chave virtual do município tem cumprido as expectativas dos desenvolvedores e reforça a prática de uma cidadania digital inclusiva.
O aplicativo foi criado e gerenciado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), empresa com mais de 51 anos de existência e participante do gerenciamento e soluções de software da Prefeitura. O objetivo da ferramenta digital nasce da necessidade de estreitar os laços do executivo com a sociedade, estabelecendo um relacionamento com a população pautado na transparência, segurança e facilidade no acesso aos serviços e informações sobre o município. A aceitação tecnológica por grande parte dos recifenses tem se refletido nos indicadores e nas avaliações dos usuários sobre o aplicativo nas lojas virtuais Google Play Store (Android) e Apple Store (IOS), mantendo uma pontuação média alta em ambos sistemas operacionais.
A responsável pelo projeto inovador, Cristiane Gomes, Analista de Informática, Mestre em Sistemas de Informação e servidora da Emprel desde 1984, conta como foi o desenvolvimento do hub que tem cooperado na transformação digital gerida pela gestão do município. “A ideia surgiu no início de 2017 e levou cerca de 2 anos para ser lançada. A Emprel tem conhecimento total das necessidades da prefeitura: conhecia a oferta de serviços que já era disponibilizada e entendia a carência da população em ter um canal único entre a instituição e a sociedade. Quando criado, foi decidido que o Conecta teria alguns canais, dentre os quais o mobile seria a prioridade do desenvolvimento, onde disponibiliza-se uma gama de serviços, a maioria já existente que, antes, estavam soltos e, hoje, os integra de forma que o usuário navega e tem acesso na palma da mão”, afirmou.
SERVIÇOS: O Conecta entrega os serviços da Prefeitura no bolso, dentre os mais acessados, estão: Recife Vacina, Cred Pop, AME Recife, Educa Recife e Recife Emprega; a exemplo das Informações Tributárias, Desenvolvimento Econômico, Processos Administrativos, Educação, Saúde, Trânsito e Ciclovias, entre outros, inclusive serviços de parceiros da cidade. Permite ainda, solicitar atendimentos públicos municipais, como geração de documentos, serviços de capinação, buracos, iluminação pública e remoção de entulhos. Além disso, novos serviços foram incluídos recentemente no sistema: GO Recife, Embarque Digital, Parcelamento/Simulação, Pesquisa Origem/Destino e Eleição da Juventude. Também faz parte desse conjunto de serviços uma área exclusiva para acesso dos servidores municipais ativos e inativos, além dos pensionistas, que podem checar e baixar o contracheque e os informes de rendimentos.
INTERNET PARA TODOS: Para incluir toda a população nesses avanços tecnológicos, a cidade dispõe de um amplo programa de acesso gratuito à internet, chamado de Conecta Recife Wifi ou Internet para Todos, que possui uma média de 10 mil usuários por dia, em 183 pontos de conexão distribuídos em 44 bairros e 86 localidades por toda a cidade. Recife Antigo e orla de Boa Viagem, entre outros pontos turísticos, além dos Compaz, mercados, parques, praças, unidades de saúde, comunidades Ilha de Deus e USF Vila da União, são exemplos de pontos contemplados. A inovação contribui na democratização do acesso à internet e no combate à alfabetização digital.