Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.10.23 - 12h49

Mutirão Recife Cuida diminui fila de procedimentos nefrológicos

img_alt

Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco realizará mais de 18,6 mil procedimentos especializados para pacientes do SUS. (Foto: Marlon Diego/PCR)
 
O prefeito João Campos, visitou, nesta sexta (27), o Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco (IFP), parceiro da Prefeitura do Recife no 3º Mutirão Recife Cuida Especialidades. Lançado no último dia 22 de agosto, essa força-tarefa está proporcionando, em um período de 6 meses, a realização de 130 mil procedimentos em unidades de saúde privadas e conveniadas para pacientes na fila do SUS na capital, a partir de um investimento de R$ 51 milhões. Desde então, já foram realizados mais de 64.1 mil exames, diminuindo a espera em 47%, e quase 9 mil cirurgias, uma redução de 54% da demanda reprimida.

“O Instituto do Fígado de Pernambuco é uma das sete entidades parceiras da Prefeitura do Recife que participam do mutirão de consultas e exames, o Recife Cuida. Quando realizamos essas visitas, conversamos com pessoas que estavam esperando há mais de um ano por um procedimento especializado e vemos a importância da ação. O nosso mutirão está funcionando a todo vapor, conseguindo diminuir as filas”, destacou o prefeito.

Com mais de 15 anos de atuação, o IFP é uma instituição privada e sem fins lucrativos, um dos mais modernos centros especializados nas ações de pesquisa, ensino, prevenção e tratamento das doenças gastrohepáticas oriundas do SUS. Durante o mutirão da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), irá ofertar 18.600 procedimentos. Até o momento, o instituto já foi responsável por 1.457 consultas em gastroenterologista; 1.143 endoscopias digestivas alta; 95 colonoscopias e 1.601 ultrassonografia (abdominal total, superior e de tireóide).

Dona Maria Aparecida da Conceição, 49, já está participando do segundo Mutirão Recife Cuida e compartilhou sua impressão sobre a ação da Prefeitura do Recife. “Já fiz exame ginecológico em outro mutirão e agora vou fazer nesse. É um exame de endoscopia que já venho fazendo há uns 3 anos, mas sempre demorava muito pra marcar e agora foi bem rápido, gostei muito”, disse ela.

“Esta parceria com IFP é fundamental para dar agilidade e garantir não só o acesso a procedimentos especializados, cuja espera foi bastante impactada devido à pandemia de covid-19, quando os procedimentos eletivos tiveram de ser suspensos. Mas também para garantir toda a linha de cuidado, da consulta inicial até o pós-operatório”, afirma a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Além do IFP, integram o 3º Mutirão Recife Cuida Especialidades os hospitais Maria Lucinda, Real Hospital Português, Santo Amaro e Maria Vitória; o Laboratório Lucilo Maranhão; a Clínica Amigo Dr. e a Unidade  Pública de Atendimento Especializado do Arruda (UPAE Arruda).  

BALANÇO - Durante o 3º Mutirão Recife Cuida Especialidades, já foi possível reduzir significativamente a espera por diversos por procedimentos especializados, chegando inclusive a zerar, como foi o caso da fila por eletrocardiograma. Somente no âmbito de cuidados cardiológicos, a diminuição foi de 88% para teste ergométrico e 86% para ecocardiograma. Já para espirometria, a queda já chega e 82% e em ultrassonografias, a média tem sido de 50%. Em cirurgias, a vascular foi reduzida em 60%; a geral em 58% e a pediátrica, em 73%.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL - Para ter acesso aos serviços, os pacientes em lista devem estar com seus contatos (especialmente o número de telefone/whatsapp) atualizados junto aos sistemas da Prefeitura. Basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife (site ou aplicativo) ou mandar uma mensagem para o ConectaZap  da PCR (81 - 9.9117-1407). Outra opção é procurar uma unidade de saúde mais próxima.

 

ASSUNTOS: