Orçamento Sensível a Gênero do Recife é apresentado na Argentina
O pioneirismo de um orçamento sensível a gênero criado na Prefeitura do Recife, e as ações de enfrentamento ao tráfico internacional de mulheres serão apresentados, entre esta quarta (28) e sexta-feira (29), pela secretária Especial da Mulher do município, Rejane Pereira, na última reunião do ano da Rede Mercocidades. O encontro será em Cumbre (Argentina), com a participação de diversos municípios brasileiros e da América do Sul que integram o bloco.
Rejane Pereira integra a subcomissão da UTG – Unidade Temática e Gênero da Rede Mercocidades, onde os temas serão apresentados. Este órgão funciona desde 2001, com objetivo de elaborar políticas afirmativas para as mulheres dentro da Mercocidades. E no orçamento, que foi elaborado na gestão do prefeito João da Costa, foram criadas peças orçamentárias com uma etiqueta identificando se tratar de dinheiro cuja aplicação deve ser em programas voltado às mulheres.
O orçamento sensível a gênero do Recife estabelece que cada secretaria já terá disponibilizado em 2013 um indicativo (carimbo G) dos gastos destinados para homens e mulheres. Rejane Pereira também apresentará no evento o trabalho que a prefeitura vem realizando nos fóruns das seis Regiões Político-Administrativas de enfrentamento ao tráfico de mulheres.
Criação – a Rede Mercocidades foi criada há 20 anos, sendo um organismo que reúne gestores e gestoras das cidades dos países sul-americanos buscando promover a integração em vários aspectos, como o econômico, tecnológico, cultural e social. Entre os objetivos do bloco, destacam-se os mecanismos de comunicação e intercâmbio entre as cidades-membros e entre redes para trocar informações e experiências, e também estabelecer convênios e serviços entre as prefeituras desenvolvendo programas comuns.