Saúde Recife comemora 10 anos do serviço de Doulas
Não faltou emoção na homenagem feita pela Secretaria de Saúde do Recife para as Doulas comunitárias atuantes na Rede. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (27), no Centro de Formação do Servidor Público de Pernambuco (Cefospe) e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Humberto Antunes. A cerimônia teve por objetivo comemorar a primeira década de existência do serviço humanizado que oferece suporte físico e emocional a mulheres em trabalho de parto nas três maternidades da Prefeitura.
O evento contou ainda com a presença do diretor Geral de Atenção à Saúde, Rodrigo Cariri; a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; representantes da secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; diretores das maternidades Municipais onde as Doulas atuam (Professor Arnaldo Marques; Bandeira Filho; e Barros Lima), além da gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli que abriu o evento com saudações.
Em seguida os jovens do coral do movimento pró-criança do bairro dos Coelhos se apresentarem trazendo no repertório músicas populares e canções natalinas. Algumas Doulas comunitárias não contiveram o choro, emocionadas pela apresentação e pela homenagem feita para elas em comemoração aos dez anos da política no Recife, uma das poucas cidades que oferecem o serviço no Sistema Único de Saúde.
De acordo com o secretário Humberto Antunes, o evento foi uma forma de homenagear a assistência solidária que traz práticas humanizadas a beneficio das mulheres em trabalho de parto. “Queremos aproveitar para agradecer a essas Doulas que por muitas vezes deixam de fazer seus serviços domésticos para prestarem conforto físico e emocional aquelas que estão no momento mais delicado da vida que é a hora de parir. Nossa homenagem a elas nesses dez anos de iniciativa é um reconhecimento e representa mais uma política satisfatória em nossa gestão”, comentou.
Foram distribuídas placas as Doulas como forma de reconhecimento. Segundo a gerente Benita Spinelli, a primeira década do programa de Doulas consolida a política de Saúde da Mulher do Recife. “Ganhamos reconhecimentos nacional pela iniciativa. É uma política que além de beneficiar as usuárias do SUS no Recife, abre oportunidades de formação para quem deseja ser Doula”, comentou.
Dona Albertina de 69 anos é uma das primeiras Doulas do Recife. Atuante na maternidade Barros Lima, tia Bebé como é mais conhecida, diz que graças à oportunidade aberta pela Prefeitura há dez anos, hoje ela está realizando um antigo sonho. “Sempre fico comovida com as situações das mulheres em trabalho de parto. Meu desejo era poder fazer algum curso para trabalhar nas maternidades ajudando elas. A Prefeitura me abriu a oportunidade e hoje trabalho com muito amor. Foi um desejo que se cumpriu e melhorou até minha qualidade vida”, revelou.
No final do evento foram exibidas fotos de vários momentos das Doulas atuando nas maternidades.