NOTÍCIAS

Cultura | 27.11.13 - 18h32

Mais 2.600 tablets chegam às escolas municipais do Recife esta semana

Estudantes de mais seis escolas municipais vão buscar seus computadores portáteis até sexta-feira (29). Pais devem comparecer às unidades para assinar termo de responsabilidade

Os tablets da Prefeitura do Recife chegam, esta semana, a 2.623 alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino. As próximas unidades a receberem o material são as Escolas Municipais José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra, Maria Sampaio de Lucena, na UR-1, e Padre Antônio Henrique, no Derby, com entrega nesta quinta-feira (28). Até sexta (29), a Secretaria de Educação do Recife (Seduc) terá superado a marca de 5.000 computadores portáteis distribuídos no primeiro ano do Programa de Tablets PCs. A ação faz parte da nova política de tecnologias na educação do município e busca dar um salto em inclusão digital na capital pernambucana.

Nesta terça-feira (26), os equipamentos foram entregues nas Escolas Municipais da Iputinga, na Zona Oeste da cidade, e Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, Centro. Beneficiaram-se 423 e 280 estudantes, respectivamente. Um dia antes, o programa aportou na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, com 130 alunos de 6º a 9º ano, e na João XXIII, na Iputinga, que recebeu 265 tablets.

Para finalizar as entregas desta semana, na sexta-feira (29) será a vez dos estudantes de mais três escolas municipais. Poderão levar os tablets para casa os 382 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Ipsep), os 367 da Antônio Heráclio do Rego (Fundão) e os 257 que estudam na Escola Municipal de Tejipió.

Adquiridos com recursos próprios da Prefeitura do Recife, num investimento de total de R$ 11,6 milhão, os Tablets PCs têm 10,1 polegadas, câmera de 0,3 megapixels, 320 GB de disco rígido e sistema operacional Linux Educacional 5.0. Além disso, contam com 100 GB de conteúdo pedagógico, em aplicativos diversos, como jogos de ortografia, simulador físico, mapas em 3D e desafios matemáticos.

Para receber o tablet, o aluno tem que estar matriculado em umas 34 unidades de ensino com turmas do 6º ao 9º ano da rede municipal do Recife. Os pais ou responsáveis precisam comparecer à escola para assinar o termo de cessão de uso. Ao fim do 9º ano, se o aluno estiver com frequência mínima de 75% e não contar mais de uma reprovação, além de outras exigências, poderá ficar com o aparelho.

Rede wi-fi foi instalada nas 34 escolas que possuem turmas do 6º ao 9º ano na rede municipal do Recife para possibilitar acesso à internet aos 14 mil alunos dessas séries, além de alcançar as residências vizinhas às unidades.