NOTÍCIAS

Cultura | 27.11.13 - 19h18

PCR diminui quantidade de comerciantes na Festa do Morro para garantir mobilidade

Serão 363 equipamentos entre barracas, tabuleiros e parques, 99 a menos que o ano passado

Com o objetivo de garantir a mobilidade das pessoas e dos veículos, principalmente do transporte público, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), organizou de uma melhor forma os comerciantes que irão trabalhar na Festa do Morro da Conceição deste ano. Serão 363 equipamentos entre barracas, tabuleiros e parques, 99 a menos que o ano passado. Com isso, calçadas e faixas de rolamento ficarão livres para pedestres e ônibus, respectivamente.

A festa começa no dia 29 deste mês e segue até 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição. O comércio ficará localizado em cinco pontos. Na Praça da Conceição será o Pólo Religioso, onde os fiéis podem encontrar os artigos ligados à religião; no Largo Dom Luis ficará o Pólo Comercial, com tabuleiros, venda de velas e flores; na Avenida Norte será o Pólo Alimentação e Comercial, lá os comerciantes estarão com tabuleiros e barracas; o Pólo Cultural ficará situado na Praça do Trabalho, com os palcos e barracas; e, por último, o Pólo Diversão, com os parques de diversão e infláveis, na Rua Eugênio Samico.

Já a partir do dia 29 de novembro, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), junto a vários outros órgãos envolvidos no evento, inicia a fiscalização na montagem do comércio. Focando na mobilidade, as calçadas deverão ficar completamente livres, facilitando o tráfego dos fiéis.

“O grande diferencial da Festa do Morro deste ano é que houve o resgate do passeio público de uma forma mais efetiva. Nós esperamos que o impacto de uma festa tão grandiosa seja positivo tanto para os fiéis, quanto para as pessoas que têm de passar pelo trajeto onde será realizada a festa, seja a pé, de ônibus ou de carro”, destaca a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

O licenciamento começou no dia 6 de novembro com os comerciantes mais antigos, que já fazem parte da história da festa. No dia 19 de novembro, os mais novos interessados começaram a ser licenciados.

TRÂNSITO - A partir das 6h da sexta-feira (6) até a 0h do domingo (8), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai montar pontos de bloqueios para o acesso de veículos ao Morro da Conceição. Nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro e na Ladeira do Morro da Conceição com a Avenida Norte, só veículos de moradores devidamente identificados vão ter acesso à localidade.
No total, 90 agentes de trânsito da CTTU vão estar envolvidos na operação diariamente. Em três dias de festa, serão 270 agentes responsáveis pelo monitoramento e fiscalização de trânsito em locais estratégicos, tais como: Praça do Morro da Conceição, Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Pedro Allain, Rua Dois de Fevereiro, Rua Itacoatiara e Praça do Trabalho.