NOTÍCIAS

Cultura | 27.11.13 - 18h58

Prefeito: licitação das linhas de ônibus trará mais qualidade para usuários

[caption id="attachment_41091" align="aligncenter" width="680"] Geraldo Julio participou, nesta quarta (27), da assinatura do contrato de concessão dos lotes 1 e 2 das linhas do STPP. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio participou, na tarde desta quarta-feira (27), no Centro de Convenções, do ato que marcou a assinatura do contrato de concessão dos dois primeiros lotes das linhas de ônibus que integram o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP). Vencedoras da licitação, o consórcio Conorte e a Metropolitana vão operar, respectivamente, os lotes 1, que compreende o Corredor Norte/Sul (os BRTs sairão do TI Igarassu até o Centro do Recife), e 2, que farão parte do Corredor Leste/Oeste (do Derby à Camaragibe). Na ocasião, o governador Eduardo Campos e o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, lançaram o edital de licitação dos cinco lotes restantes.

De acordo com Geraldo Julio, a nova forma de operação das linhas vai melhorar a qualidade de vida da população. "Essa ação de hoje se somará a outras inúmeras intervenções que começamos a fazer na Prefeitura do Recife, como o ordenamento urbano e a requalificação de calçadas. A partir do contrato assinado, teremos como estabelecer com as empresas uma relação com regras e parâmetros. Será mais uma forma de monitorar os serviços que serão prestados à população. Com certeza, trará mais qualidade de vida aos usuários", endossou.



Em março de 2014, os dois lotes cujos contratos foram assinados hoje, que representam 30% de todo o STPP, já entram em operação. O intuito é garantir mais qualidade de vida aos usuários do transporte público bem como melhorar a mobilidade em toda a Região Metropolitana. O contrato das duas empresas representa um investimento de R$ 4,5 bilhões. No total, os dois corredores compreendem uma frota de 712 veículos. Juntos, eles são responsáveis pelo transporte de 732 mil passageiros através de 111 linhas de ônibus.

"Aqui não é uma obra que se inaugura, mas estamos tocando, efetivamente, na qualidade de vida das pessoas; e isso é imprescindível para a melhoria da vida, sobretudo, nos centros urbanos. Tudo o que a PCR está fazendo resultará em um grande impacto no sistema de transporte", pontuou Eduardo Campos.

O edital de licitação para os outros cinco lotes (3, 4, 5, 6, 7) que integram o STPP/RMR será publicado nesta quinta-feira (28), nos diários oficiais da União e do Estado. A partir de um investimento de R$ 10,5 bilhões, essa iniciativa representa os 70% da frota ainda não licitados, com 1.892 veículos para 269 linhas. A expectativa é que a concessão desses lotes seja feita em março do próximo ano, com início da operação previsto para junho.