NOTÍCIAS

Cultura | 27.11.13 - 19h21

Prodarte capacita artesãos com foco na Copa do Mundo de 2014

As atividades desta primeira turma começaram hoje e seguem até a próxima semana. Novas turmas serão formadas para o início do próximo ano.

Os artesãos do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) iniciaram hoje (27) uma série de capacitações voltadas para o gerenciamento e planejamento de produção e vendas. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife realizada em parceria com o Sebrae. As atividades seguem até a sexta-feira da próxima semana (06) e o foco está centrado no período de realização da Copa do Mundo de 2014. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Esportes e Copa do Mundo e visa capacitar os artesãos para a qualificação do atendimento ao turista.

Inicialmente 60 artesãos que atuam nas feirinhas de artesanato promovidas pelo Prodarte participarão das oficinas. Os encontros acontecerão na sede do Sebrae, na Ilha do Retiro, em dias alternados, com turmas nos turnos da manhã e da tarde. Cinco oficinas tratarão de temáticas distintas e com metodologias que buscam promover o desenvolvimento de competências essenciais para a melhoria da gestão dos empreendimentos, como o planejamento e o gerenciamento do próprio negócio. A grade de cursos contemplará os seguintes temas: empreendedorismo, compras, vendas, planejamento e controle do orçamento. O último dia será destinado à consultoria em gestão financeira.

Novas turmas do mesmo ciclo de oficinas serão realizadas no início do próximo ano, contemplando os demais artesãos que atuarão durante a realização da Copa do Mundo 2014. Estão previstas, para o mês de janeiro, a participação de 225 artesãos que atuam nas feirinhas de Boa Viagem, Lagoa do Araçá e Unicap. Para o próximo ano também estão previstas a realização de cursos de inglês e espanhol, a serem promovidos pelo Senac.

Prodarte– O programa, criado pela Prefeitura do Recife, fomenta o artesanato local, apoiando os artesãos cadastrados através do fortalecimento da geração de renda e de novas oportunidades de negócios, e estimula o turismo com a divulgação da cultura da cidade. O Prodarte realiza, semanalmente, feirinhas de artesanato em vários bairros da cidade visando tanto a melhoria das condições de vida dos artesãos como do lazer comunitário.