Crianças devem ser vacinadas contra a Paralisia Infantil
Pouco mais de 58 mil crianças já foram imunizadas pela Secretaria de Saúde do Recife
A Campanha Nacional Contra Poliomielite termina nesta sexta-feira (28). No Recife, a cobertura chegou a 63% do público-alvo, o que corresponde a pouco mais de 58 mil crianças. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é de imunizar cerca de 92 mil crianças de seis meses a menores de cinco anos. A vacinas está disponível em todas as unidades de saúde da Rede Municipal, incluindo Upinhas Dia e 24 horas, além das policlínicas. É preciso levar cartão de vacinação.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel, há contra-indicação para crianças com baixa imunidade, com infecções agudas e que possuam hipersensibilidade a algum componente da vacina. No Brasil, não tem registro da doença, conhecida também como paralisia infantil, há 25 anos.
No mesmo período, ocorre também a Campanha de Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola). “O cartão vacinal é indispensável para avaliação do profissional na unidade de saúde em relação à tríplice viral, pois quem tomou duas doses da vacina nos últimos 15 meses, não tem necessidade de reforço”, explicou Elizabeth.