NOTÍCIAS

| 27.11.14 - 15h25

Encontro discute diretrizes para implantação da Política Municipal de Educação Popular em Saúde

I Seminário Municipal de Educação Popular em Saúde vai reunir cerca de 200 pessoas, entre usuários e profissionais da rede

Após uma rodada de discussões que ocorreu em todos os Distritos Sanitários, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde do Recife, realizará nesta sexta (29) e sábado (29), a partir das 8h30, , no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem, o I Seminário Municipal de Educação Popular em Saúde. Os participantes debaterão as diretrizes que vão compor a Política Municipal de Educação Popular em Saúde seguindo o eixo da Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

O evento reunirá cerca de 200 pessoas, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (ASACEs), profissionais de saúde da rede (nível técnico e superior), profissionais que atuam na Gestão, comunitários que desenvolvam práticas populares em saúde, residentes em Saúde e participantes de instituições e coletivos que desenvolvam trabalhos e debates ligados à Educação Popular em Saúde.

Na sexta-feira, será apresentada uma compilação das experiências e temas discutidos nos seminários distritais, bem como práticas exitosas de Educação Popular em Saúde no município, como o grupo As Dengosas, formado por Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Saúde Ambiental do Distrito Sanitário II, que tem como principal atividade levar informações de saúde de maneira lúdica, para a população.

Outro exemplo de prática de Educação Popular em Saúde que teve sucesso foi o projeto Cuidando do Cuidador, realizado no bairro do Cabanga, no Distrito Sanitário I, no qual o grupo se reúne semanalmente para trocar experiências e orientações sobre como cuidar de pessoas acamadas.

No sábado, serão discutidas e definidas as diretrizes que irão compor a Política Municipal de Educação Popular em Saúde. Na ocasião também será formado o Comitê Municipal de Educação Popular em Saúde, que contará com a participação de profissionais da rede, da gestão e comunitários com experiência na área.

Institucionalizada no final do ano passado, pelo Ministério da Saúde, a Política de Educação Popular em Saúde visa garantir a melhoria da qualidade de vida do usuário através de práticas integrativas em saúde, como o Tai Chi Chuan, Yoga, Reiki, fitoterapia, além de estimular o parto humanizado. A política propõe ainda a formação educacional dessas práticas de maneira democrática e participativa entre profissionais da saúde e a sociedade.

 

 

Serviço

Evento: Seminário Municipal de Educação Popular em Saúde

Local: Auditório do Onda Mar Hotel – Rua Ernesto de Paula Santos, 284 – Boa Viagem

Data: 28 e 29 de novembro de 2014

Horário: 8h30 às 13h30 (sexta)

8h30 às 14h30 (sábado)