NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.11.17 - 21h57

Prefeito Geraldo Julio comanda primeiro dia de trabalho da 72ª Reunião Geral da FNP

img_alt

Como prefeito anfitrião, e ao lado do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, o gestor da capital pernambucana coordenou as atividades desta segunda (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dia para debater pautas prioritárias para as gestões públicas dos municípios. Foi com esse objetivo que prefeitos de todo o Brasil se encontraram nesta segunda-feira (27), no Sebrae Recife, para o primeiro dia de trabalhos da 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), aberta pelo prefeito Geraldo Julio, vice-presidente de Mudanças Climáticas da FNP, com o presidente da frente e prefeito de Campinas, Jonas Donizete, e com participação do governador Paulo Câmara.

A programação seguiu durante toda a tarde com o lançamento oficial do Anuário Multicidades 2017, a assinatura de convênios de cooperação da FNP com instituições como o Banco do Nordeste e a União Europeia, debates temáticos, palestras e outras atividades. Ainda nesta segunda, foram apresentadas as maquetes do projeto Ruas Completas e lançado o Movimento Legalidade na capital pernambucana. O evento contou com 92 prefeitos inscritos. Entre os participantes de hoje estavam o prefeito de Palmas, Carlos Enrique Franco; de Florianópolis, Gean Loureiro; a prefeita Paula Mascarenhas, da cidade de Pelotas; Rodrigo Neves, de Niterói; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral; Raquel Lyra, de Caruaru; Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracajú; Gustavo Henric Costa, mais conhecido como "Guti", prefeito de Guarulhos; e o prefeito de Osasco, Rogério Lins 

“Este é um encontro muito importante que está sendo realizado aqui no Nordeste, como há anos não acontecia. Prefeitos do Brasil inteiro estão aqui no Recife para discutir temas importantes para a população, para fortalecer as prefeituras e tentar melhorar as condições de vida da população. Aqui na capital pernambucana, por exemplo, nos últimos três anos, muita gente perdeu seus planos de saúde e muitos alunos saíram de escolas particulares e migraram para o ensino público. A crise econômica aperta as receitas, mas amplia as necessidades de oferta dos serviços públicos. Estamos hoje aqui para discutir isso”, pontuou o prefeito Geraldo Julio.

O governador Paulo Câmara também esteve presente no encontro e falou da importância do evento. “Para que os estados e os municípios cumpram suas responsabilidades, os recursos precisam ser melhor aplicados, por isso este encontro aqui é fundamental. A Frente Nacional de Prefeitos vai ajudar nessas discussões porque não tem como debater o futuro do Brasil sem passar pelas cidades”, afirmou o governador, que mencionou ainda a importância do pacto federativo e das parcerias com os municípios.

Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, presidente da FNP, a reunião dos prefeitos tem como objetivo representar as demandas da população. "A Frente Nacional dos Prefeitos reúne todas as capitais e as grandes cidades do Brasil. Nós falamos em nome da população. Não é uma defesa do prefeito, é uma defesa do povo da nossa cidade. Essa reunião aqui no Recife é muito importante, pois Pernambuco tem uma tradição de lutar pelas causas populares. Aqui nós vamos apresentar ideias concretas e viáveis. O cidadão vive na cidade e é ali que ele precisa da saúde, da escola pro filho e da assistência social. Dos impostos que ele paga, muito vai pra Brasília à jato e volta devagar, ou nem volta. Então nós estamos aqui do lado da sociedade, do lado de querer melhores serviços públicos para a população", explicou o presidente da FNP.

MOVIMENTO LEGALIDADE - Ainda na manhã desta segunda (27), o prefeito Geraldo Julio participou do lançamento do Movimento Legalidade, realizado durante a 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa pretende intensificar o combate ao contrabando, à falsificação e à pirataria na cidade a partir de ações efetivas e contundentes, representando a união de forças entre a sociedade civil e o poder público para construir uma cidade mais desenvolvida, com maior número de empregos, segurança, renda, arrecadação e focada no combate ao mercado ilegal. O Recife é o segundo município brasileiro a abraçar esse projeto. Além da Prefeitura do Recife, fazem parte do movimento órgãos do Estado (Polícias Militar e Civil, Vigilância Sanitária, Procon e Ipem) e da União (Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Anvisa e ANP). A cidade de São Paulo foi pioneira em adotar esse programa e, após Recife, outros municípios devem implementar o projeto de combate ao mercado ilegal.

"Este é um momento muito importante. A gente está aqui com prefeitos do Brasil inteiro discutindo saídas e alternativas para fortalecer a administração municipal. Fortalecer as prefeituras é fortalecer o povo e é por isso que estamos lutando. Aqui assinamos também, junto com muitos outros prefeitos, um convênio com o Instituto Brasileiro de Combate à Pirataria, pra que a gente possa ter uma ação conjunta de combate a produtos contrabandeados e ilegais. Essa é uma prática que acontece no Brasil inteiro e é importante que todo o País se mobilize, que as pessoas se conscientizem para que só comprem produtos legalizados", declarou o prefeito Geraldo Julio.