Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 27.11.17 - 11h49

Preservação digital de acervos é tema de oficina realizada pela DPPC

Promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife (DPPC), a oficina tem o objetivo de democratizar o acesso à memória do Recife.

 

Fonte da memória histórica de uma cidade, o acervo documental é um dos elementos que resguarda a identidade de um lugar. Além disso, o acervo ajuda a nortear as políticas públicas para o planejamento urbano ordenado sem perder de vista as referências que caracterizam uma cidade. Pensando nesse cuidado com a memória da cidade, a Secretaria de Planejamento Urbano, por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), realizará duas oficinas: uma sobre conservação de acervos em papel, a ser realizada hoje (27), e outra sobre digitalização, no dia 1º de dezembro.

As oficinas, que acontecerão na própria DPPC, contarão com a participação da restauradora Suzana Omena, especialista em técnicas de conservação de documentos com suporte em papel, e do designer Raul Kawamura, que ensinará como fazer uso de programas para a digitalização do acervo. Para as aulas práticas será utilizado material pertencente ao acervo da própria Diretoria. Participam das aulas profissionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Museu da Cidade do Recife, do Laboratório Líber e do Memorial Denis Bernardes, os dois últimos ligados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A ação é fruto de uma parceria firmada entre a DPPC e o Laboratório Líber (UFPE) que tem com o objetivo a digitalização do acervo cartográfico da Diretoria. Hoje, o acervo conta com cerca de 1.300 plantas, que aos poucos será disponibilizado para pesquisa e consultas públicas. “A digitalização é um processo necessário que vem para democratizar o acesso à informação, uma vez que esse material ficará disponível para consulta pública pela internet. Além disso, permite a conservação dos originais, porque o manuseio desse tipo de documento, que é histórico, compromete o seu estado de conservação”, explica Lorena Veloso, gerente geral da DPPC. A parceria com a UFPE deve ser concluída até o final do primeiro semestre do próximo ano, quando todo o acervo cartográfico da DPPC será digitalizado e os interessados em saber mais sobre o Recife poderão ter acesso ao material pelo site da Prefeitura do Recife.