Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.11.18 - 15h12

Hospital da Mulher do Recife se engaja na Campanha pelo Fim da Violência contra a Mulher

img_alt

O HMR inaugurou uma exposição de fotográfica que, além de fotos, apresenta frases retiradas de depoimentos de mulheres atendidas no serviço (Foto: Cortesia)

 

A campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero – movimento internacional de combate à violência contra mulheres e meninas – vem recebendo o engajamento de diversas entidades públicas e privadas também no Brasil. O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, participa da campanha com uma ação de divulgação do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, que funciona dentro do Hospital.

O HMR inaugurou uma exposição de fotográfica que, além de fotos, apresenta frases retiradas de depoimentos de mulheres atendidas no serviço. “Ele me chamava de burra quando eu dizia que queria trabalhar”, “Ele me trancava no banheiro quando me via maquiada”. A mostra ressalta ainda a importância de um esforço coletivo para garantir a prevenção e enfrentamento da violência. Também estão sendo realizadas palestras, nas salas de espera de consultas e de exames do Hospital, sobre os direitos da mulher vítima de violência.

A campanha 16 Dias de Ativismo começou no último dia 25 (domingo) e vai até o próximo dia 10 de dezembro. A exposição e as palestras acontecerão no mesmo período.

Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos - Funciona no Hospital da Mulher e oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados, que vai do atendimento médico e equipe multidisciplinar até à perícia do IM e boletim de ocorrência (estes últimos, se a mulher assim desejar). O centro fica aberto 24 horas por dia e está disponível por livre demanda de todas as mulheres do Estado, a partir dos dez anos de idade. Desde que foi inaugurado, em julho de 2016, o Sony Santos já recebeu cerca de 600 mulheres e foram realizados quase 2000 mil atendimentos.