Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 27.11.23 - 11h44

Galeria Pedra do Reino, no Compaz Ariano Suassuna, recebe a exposição Elas Pintam o 7

A mostra será aberta na próxima quarta-feira, 29/11, às 17h30

A exposição de artes plásticas Elas pintam o 7, idealizada pela Vice-Prefeita do Recife Isabella de Roldão, chega à Galeria Pedra do Reino, localizada no Compaz Ariano Suassuna, na próxima quarta-feira (29/11). A exposição, cuja curadoria é da artista plástica Ana Veloso, já ocupou o espaço do gabinete da Vice-Prefeita e também a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu. 

Esta será a oitava edição da mostra, que ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro, com acesso gratuito. A iniciativa tem o propósito de visibilizar e lançar luz aos trabalhos das artistas mulheres, promovendo a igualdade de gênero no mundo das artes e garantindo que suas vozes e perspectivas sejam ouvidas e valorizadas. Ao longo da história das artes plásticas, sempre dominada pelos homens, a falta de visibilidade e reconhecimento para as mulheres é algo concreto, e segue atual. 

Mostras coletivas como essa são uma oportunidade de destacar o trabalho das artistas e provocar um diálogo sobre a importância de ampliar sua presença nos espaços públicos, galerias e museus. “Além de celebrar o talento das artistas, essas exposições também ajudam a criar um espaço para discussões sobre questões de gênero, diversidade e inclusão no mundo das artes. Elas lembram a todos nós sobre a necessidade de reconhecer e apoiar o trabalho de artistas mulheres”, afirma a curadora Ana Veloso. Além disso, Ana destaca o caráter de cidadania da mostra no Compaz, que tem o mérito de aproximar a arte da comunidade. Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Cidadã do Recife e diretor da Rede Compaz, reforça a importância da arte na construção de uma cultura cidadã: "a arte é um dos pilares que orientam as atividades promovidas pela Rede Compaz, e ficamos muito felizes em receber uma exposição como esta em nosso espaço". 

A cada edição, sete artistas são convidadas a expor suas obras na exposição Elas pintam o 7. A Galeria Pedra do Reino irá receber a partir do dia 29/11 os trabalhos de Ana Veloso, Ana Gonçalves, Julieta Pontes, Dirce Camargo, Luciene Torres, Suzana Azevedo e Célia Campelo, que irão participar da mostra com duas telas e uma intervenção artística numa panela. “A panela simboliza a transcendência da mulher em relação ao espaço doméstico, ou seja, a legitimação da participação feminina nas artes, e onde mais ela quiser”, explica Ana Veloso. As panelas serão transformadas em uma obra única, que será doada à Rede Compaz. 

ASSUNTOS: