Semam realiza última fiscalização do ano em postos de combustíveis
Um estabelecimento teve suas atividades encerradas. Outros quatro foram interditados
Um posto de combustíveis com as atividades encerradas e outros quatro interditados. Esse foi o resultado da última fiscalização de 2011 realizada, nesta terça-feira (27), pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura do Recife, em estabelecimentos dessa natureza. A ação faz parte da operação Meu Posto é Legal, que tem o objetivo de fazer com que os postos se adéquem à legislação ambiental vigente. A operação contou com uma equipe de 25 pessoas, entre policiais militares, analistas ambientais e agentes da Brigada Ambiental e CTTU.
O Micro Posto BR, situado em frente ao Quartel do Derby, no bairro de mesmo nome, teve suas atividades encerradas. O estabelecimento não possui alvará de funcionamento, apresenta problemas estruturais, além de dificultar a mobilidade por ter sido construído em cima da calçada. Outros quatro postos foram interditados: Posto Escadense (situado na Rua Imperial); Auto Posto Santo Expedito (Iputinga); Posto São Sebastião (Apipucos); e Posto Amanhecer (Guabiraba).
Entre as irregularidades encontradas nesses locais estavam o não cumprimento da legislação ambiental e a falta de estrutura física, a exemplo de ilhas de bombas fissuradas, sem impermeabilização ou inexistentes. Apesar de terem um prazo regulamentar (entre 10 e 30 dias) para se adequarem à legislação, os proprietários desses postos não atenderam às determinações estipuladas pela fiscalização.
“Estamos fiscalizando todas as atividades potencialmente poluidoras, começando pelos postos de combustíveis. Vamos continuar monitorando todos os estabelecimentos que apresentem atividades nocivas à saúde e reconhecer quem está dentro das normas exigidas com a colocação do selo Meu Posto é Legal. O nosso intuito é fazer com que os proprietários busquem regularizar a situação”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues.
Balanço – Lançada pela Prefeitura do Recife no último mês de setembro, a operação Meu Posto é Legal vistoriou cerca de 85% dos 226 postos de combustíveis do Recife. Até antes da última operação deste ano (realizada nesta terça-feira, 27), 118 postos foram notificados, 49 autuados, 16 interditados e um fechado. Outro dado significativo e que reflete o sucesso da campanha é que 15 dos postos interditados se readequaram às exigências da Semam e voltaram a funcionar.