NOTÍCIAS

| 27.12.12 - 19h00

Prefeito João da Costa lança mais uma etapa da modernização da Emlurb

Serão lançadas uma sala de monitoramento, além de uma enquete sobre a coleta de lixo nos bairros e a extensão do atendimento do 156 para o universo online

O prefeito do Recife, João da Costa, lança, nesta sexta-feira (28), às 9h30, mais três serviços que fazem parte da modernização tecnológica implementada na Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) em sua gestão. O evento acontece na sede do órgão, no Derby. Passam a funcionar uma sala de monitoramento, que receberá imagens captadas em tempo real por cameras instaladas em pontos críticos de lixo em três bairros, além de duas ferramentas de internet que visam criar mais um canal de atendimento ao cidadão.

O projeto da central de monitoramento, que vem sendo elaborado desde outubro, consiste na montagem de uma Sala de Situação das atividades de manutenção urbana para auxuliar no gerenciamento das demandas e serviços realizados, com rapidez e eficiência. O local abriga três TVs de 39 polegadas e quatro computadores que funcionam como estações de monitoramento, acompanhando, por exemplo, o trajeto dos caminhões de coleta. A Sala de Situação irá permitir a visão clara dos processos sendo realizados em tempo real, por meio de câmeras instalas na cidade e dados fornecidos pelos servidores em campo, que passam a contar com tablets com conexão 3G para as vistorias diárias e documentação das ações.

Neste primeiro momento, as câmeras irão captar e gravar as imagens dos responsáveis pelo descarte irregular de resíduos e metralhas de construção nos bairros da Torre, Madalena e Encruzilhada, auxiliando os agentes de campo (que serão informados pelo monitoramento da Sala de Situação), que poderão orientar ou encaminhar uma autuação e multa para para os que não retirararem o material dentro de um prazo estipulado. A ideia é que o projeto monitore outras ações como tapa-buracos, podas, capinação, entre outros, durante 24h.

Uma iniciativa similar existente em Campinas (SP) foi a experiência estudada para a elaboração deste piloto no Recife. Por lá, o monitoramento é realizado de maneira integrada, com a participação de vários órgãos das áreas de segurança, limpeza, controle urbano e transporte.

Enquete e Emlurb Web – Além da instalação da Sala de Situação, serão implementados mais duas ferramentas para auxiliar na prestação de serviços executados pela Emlurb. A primeira trata-se de uma enquete, onde o cidadão recifense poderá opinar, via internet, sobre a coleta de seu bairro. A participação popular vai ajudar a definir as diretrizes das ações, como novos pontos a serem vistoriados e locais para a instalação de câmeras. Basta acessar o link na página da Prefeitura, utilizando a numeração sequencial do imóvel que fica impressa no canto superior direito do IPTU.

A segunda é a extensão do atendimento já prestado pelo telefone 156 para o universo online. Nessa ferramenta, o interessado deverá acessar o link através do site da Prefeitura do Recife, preencher seus dados (com nome, endereço, e-mail etc), e escolher os seguintes serviços que estarão disponíveis para a demanda online: Arborização (erradicação e poda de árvores); Drenagem (limpeza e reposição de tampas de galerias); Iluminação (troca de lâmpadas queimadas); Limpeza (capinação e remoção de animais mortos e de entulhos); e Pavimentação (tapa-buraco em asfalto e em paralelepípedo). Ao finalizar a solicitação, será gerado um número de protocolo, que o demandante poderá cadastrar para consultar o andamento do mesmo. Assim que isto for feito, será enviado automaticamente um e-mail de confirmação para o cidadão.

Consulta da coleta – Outra novidade é a possibilidade de consultar os dias e horários da coleta pela internet. No http://www.recifelimpa.com.br/bp/, o cidadão deverá digitar o nome da rua em que mora ou o CEP, para saber quando realizar o descarte adequado do lixo.