NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.12 - 15h47

Prefeitura do Recife reforça serviços na beira-mar para Réveillon 2013

Além de preparar um espetáculo repleto de luzes e atrações culturais, a Prefeitura do Recife montou uma grande infraestrutura de serviços para garantir conforto ao público que vai curtir a festa da virada do ano na orla do Pina e Boa Viagem. Serão reforçados serviços de monitoramento de trânsito, fiscalização de uso indevido de toldos, mesas entre outras ações. A infraestrutura adaptada para cerca de 1 milhão de pessoas esperadas para o Réveillon do Recife ainda prevê ampliação da frota de táxis, instalação de banheiros e um mutirão de limpeza na beira-mar da Zona Sul.

Confira os detalhes da infraestrutura do Réveillon 2013:

Estrutura do show - A estrutura montada ao lado do palco, no Pina, que mede 16m x 14m, disponibilizará dois telões (5m x 4m), para dar maior visibilidade aos shows. Além disso, ao longo da orla haverá quatro torres de repetição de som, a primeira a 50m de distância do palco e as outras três, a cada 20m, possibilitando 130m de cobertura de som.

Espetáculo Pirotécnico – Para o jogo de luzes e cores que anuncia o novo ano, serão utilizadas cinco toneladas – 2,5 toneladas em cada ponto - de fogos de artifício. O show terá duração de 12 minutos.

Banheiros - Serão 90 cabines para público feminino e masculino e três cabines com acessibilidade para pessoas com deficiência, todas distribuídas entre as torres de repetição e as tendas de música eletrônica. Os banheiros públicos da orla também funcionarão normalmente ao longo do calçadão de Boa Viagem.

Guarda Municipal – Cerca de 100 guardas municipais do setor patrimonial estarão envolvidos no sistema de segurança dos festejos da virada do ano. A Guarda Municipal estará presente nos polos do Morro da Conceição, Ibura, Pina e Boa Viagem.

Limpeza (Emlurb) – A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) preparou um esquema especial de limpeza para as festas de final de ano nos polos da Prefeitura do Recife. Serão cerca de 260 homens realizando a manutenção e mutirão no Sítio da Trindade, Morro da Conceição, Ibura, Avenida Boa Viagem e Brasília Teimosa. A operação, com investimento de R$ 42.488,34, terá início no dia 31/12 e segue até o dia 02/01, e contará com a coleta de resíduos além da lavagem de ruas e avenidas após os mutirões de limpeza. Uma novidade neste ano é que algumas vias do bairro de Boa Viagem irão contar com uma coleta domiciliar extra no dia 30/12, a partir das 19h. Os moradores do bairro serão informados por panfletos nos dias 28 e 29/12. A coleta extra será feita nas avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira, e nas ruas Setúbal, dos Navegantes e todas as transversais dessas vias, além do trecho que vai da Rua Baltazar Passos até a Avenida Herculano Bandeira.

Trânsito – Nos dias 31 e 1º de janeiro, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá manter os serviços essenciais, que funcionam 24h, como a manutenção de semáforos, a fiscalização de trânsito e o tele-atendimento ao cidadão. A população pode tirar dúvidas ou solicitar atendimento pelo número 0800-081-1078. Para as festividades de Réveillon, a CTTU estará com um esquema especial de trânsito na Av. Boa Viagem e vias de acesso, na Zona Sul, e nos dois polos dos bairros, Morro da Conceição e no Ibura.

Interdições – Para celebrar a chegada de 2013, a Av. Boa Viagem, principal polo de Réveillon do Recife, terá dois trechos interditados para o trânsito de veículos a partir das 6h do dia 31. Os bloqueios acontecem entre a Rua Tomé Gibson até próximo da Avenida Herculano Bandeira, no Pina, onde estará posicionado o palco montado pela Prefeitura, e entre as Ruas Padre Carapuceiro e a Rua Padre Bernardino Pessoa, ponto em que estará a tenda eletrônica. Já a partir das 20h, haverá um terceiro bloqueio na altura da Pracinha de Boa Viagem, onde os veículos serão desviados pela Rua Barão de Souza Leão.

Táxi Evento – Logo após a queima de fogos celebrando o Ano Novo, a CTTU irá liberar um trecho da Avenida Boa Viagem, atrás do palco, após a Rua Souto Filho para o serviço de Táxi Evento. No local, a população poderá utilizar o serviço para deixar a área de forma organizada. Agentes de trânsito e de transporte da Companhia estarão organizando e fiscalizando a saída dos permissionários. Os veículos estarão em fila única, e no contra fluxo da Avenida Boa Viagem e irão sair da orla pela Antônio de Góes.

Convênio táxis – A exemplo do Carnaval e do último Réveillon, neste ano, também haverá a assinatura de convênios com as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata para a livre circulação e operação dos táxis nos municípios. Os acordos valem a partir das 06h da manhã do dia 31 de dezembro até as 06h da quarta-feira dia 02 de janeiro de 2013.

Com a medida, os permissionários do serviço de táxi de Jaboatão, Olinda e São Lourenço poderão atender os passageiros dentro da capital pernambucana. Já os taxistas do Recife poderão operar dentro das cidades vizinhas. A frota atual de táxis do Recife é de mais de 6.100 táxis, enquanto Jaboatão dispõe de 800 veículos e São Lourenço tem 92. Somando com o quantitativo de táxis olindenses (700), a frota circulando durante das festividades de final de ano pode chegar a 7.692.

Fiscalização na orla – Neste Réveillon, a Diretoria de Controle Urbano (Dircon) reforçará a orientação e a fiscalização para evitar a instalação de toldos na faixa de areia e no calçadão das praias do Pina e de Boa Viagem durante os festejos. A regra vale também para a colocação de mesas e cadeiras em toda a extensão da orla recifense na virada para 2013. Um total de 160 pessoas vai atuar no dia 31 de dezembro (segunda-feira) para proibir a privatização da praia por particulares. A regra também vale para a Avenida Boa Viagem. A partir das 8h da véspera do Réveillon, as equipes já estarão no local. Os fiscais atuarão em dois turnos: das 8h às 18h e das 18h até o fim da festa, no dia 1º de janeiro.