NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.14 - 12h16

Coco toma conta do Pátio de São Pedro

Encontro reuniu tradicionais grupos do Estado numa noite de muita música e cultura. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

Uma noite de muito coco e alegria. Essa foi a proposta da programação do Ciclo Natalino do Recife desta sexta-feira (26), no Pátio de São Pedro. O palco foi tomado por grupos tradicionais de diversas partes do Estado fazendo o público dançar muito. As apresentações homenagearam o Mestre Roberto Cocada, do grupo Mestre Zezinho Valério. O Ciclo Natalino do Recife é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Quem abriu a noite foi o grupo de Arnaldo do Coco, do bairro do Amaro Branco, em Olinda. Coube a ele aquecer o público para uma noite que ainda traria muitas atrações. Logo em seguida, o recifense pode conhecer o trabalho desenvolvido pelos índios Fulni Ô do município de Águas Belas, no Agreste do Estado. Usando adereços do seu povo, como cocar e colares, o grupo Fethxa trouxe um coco de raiz que resgata as tradições indígenas.

A estudante Márcia Cristina Silva não parava de dançar. Natural de Poção, também no Agreste, ela estava encantada com a apresentação do Fethxa. “É uma forma de matar as saudades da minha terra, já que lá também temos uma forte cultura indígena. Estou adorando ver um pedacinho do interior aqui no Recife”, destacou. A noite teve ainda a presença do Mestre do Coco Pernambucano e logo em seguida, o grupo Toadas de Pernambuco fechou a programação da noite.

O Ciclo Natalino do Recife vai até o dia 6 de janeiro com diversas atrações. No dia 31 de dezembro, o réveillon será comemorado em cinco pontos da cidade: Acaiaca, Pina, Lagoa do Araçá, Ibura e Morro da Conceição.