Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 27.12.22 - 12h57

Nova loja do Assaí Atacadista no Recife gera 500 novos empregos

img_alt

Mais de 180 dos postos de trabalho da unidade foram contratados por intermédio da plataforma GO Recife. De janeiro de 2021 a outubro deste ano, a capital pernambucana criou mais de 50 mil postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do CAGED. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Oportunidade de trabalho e crescimento. Com a chegada da nova loja do Assaí Atacadista, na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, o Recife ganhou 500 empregos diretos e indiretos, sendo 185 via intermediação da GO Recife, plataforma da Prefeitura que aproxima os cidadãos das oportunidades de emprego e qualificação profissional. Segundo dados contabilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de janeiro de 2021 a outubro deste ano, a capital pernambucana criou mais de 50 mil empregos com carteira assinada, sendo 24.613 novos empregos formais em 2022, com estoque de 521.371. A inauguração do novo empreendimento aconteceu na manhã desta terça-feira (27). Essa é a 12ª loja no estado e a 3ª na capital pernambucana, sendo a primeira conversão dos pontos comerciais de hipermercados adquiridos pela Companhia em 2021 e vai funcionar no espaço do antigo supermercado Extra.

“A Prefeitura dá as boas-vindas a todo mundo que segue apostando na cidade. A gente tem feito um trabalho grande nesse período da gestão para melhorar o ambiente de negócio da cidade e torná-lo cada vez mais amigável a novos investidores. Como resultado desse esforço, que incluiu o Recife passar do 22º lugar para o 1º lugar no país em tempo de abertura de empresas, por exemplo, a partir da desburocratização para otimizar o trabalho do empreendedor”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux.

“A gente sabe que esse é um ambiente ainda muito árduo, muitos riscos, muitas dificuldades, mas a Prefeitura tem feito o impossível para otimizar esse ambiente e como resultado disso a gente tem desde o ano passado, de janeiro de 2021 até agora, mais de 50 mil novos postos de trabalho com carteira assinada aqui na cidade”, acrescentou o secretário.  

Além dos 185 funcionários oriundos da plataforma GO Recife, o novo empreendimento priorizou a contratação de colaboradores que trabalhavam no antigo local e manifestaram interesse em trabalhar no Assaí. No ranking dos setores que mais empregam na cidade, lidera o de serviços, seguido pelo de comércio, construção, indústria e agropecuária. “Um novo empreendimento é um incentivo muito grande, ajuda muito na geração de emprego e renda. Aqui, a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife fez a intermediação de mão de obra dessa loja, com 185 pessoas contratadas pela GO Recife. Isso ajuda no desenvolvimento da cidade”, destacou a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves.

Com um ambiente completamente reformado a nova loja irá atender aos moradores do bairro de Boa Viagem e região, como também Piedade, Ipsep, entre outros, que poderão contar com um modelo de negócios que privilegia os preços baixos para compor o carrinho de compras das famílias e comerciantes locais (como restaurantes, minimercados, cantinas e escolas).

Para o diretor regional do Assaí, João Miguel Gouveia, há um papel importante da Prefeitura nessa oportunidade que a cidade recebe hoje. “Esta loja hoje é a mais completa que nós temos em Recife, até em Pernambuco, para atender na questão de serviços. O Assaí também fomenta a economia local e facilita o desenvolvimento dos pequenos comerciantes, que vão ter mais um ponto para abastecer o seu negócio”, pontua. O Assaí é uma empresa de Cash & Carry que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes

O Assaí recebe mensalmente 30 milhões de clientes em suas 262 lojas distribuídas nas cinco regiões do país e possui cerca de 70 mil colaboradores. Feliz pelo primeiro emprego de carteira assinada, a jovem Ana Beatriz começou hoje como frente de caixa. “Essa é a minha primeira oportunidade de emprego. Estou feliz”. Também radiante pela nova oportunidade,  o repositor César Henrique comemora a chance de trabalhar. “Essa abertura significa muito, porque tem muitos trabalhadores que passaram o tempo da pandemia desempregados. Daqui pra frente vai ser sempre essa energia positiva. A empresa me deu essa oportunidade e eu vou agarrar”, contou.