NOTÍCIAS

Cultura | 28.01.14 - 18h39

ONG Visão Mundial faz palestra sobre educação financeira para alunos do ProJovem Recife

[caption id="attachment_43136" align="alignleft" width="680"] Ciclo de debates acontece até sexta (31) nas 12 escolas que oferecem o programa e leva aos estudantes orientações sobre como organizar as finanças pessoais e planejar o futuro. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Secretaria de Educação do Recife firmou parceria com a ONG Visão Mundial para desenvolver um ciclo de palestras sobre educação financeira com os alunos do ProJovem Urbano do Recife. Desta segunda-feira (27) até sexta (31), as atividades têm lugar nas 12 escolas que oferecem turmas do programa, que mescla aulas do ensino fundamental e de ensino profissionalizante para jovens de 18 a 29 anos. O evento busca conscientizar os alunos para que administrem seus próprios recursos de maneira organizada.

As primeiras três escolas municipais a receberem as palestras, na noite dessa segunda-feira (27) foram a Professor José da Costa Porto, do bairro da Ilha Joana Bezerra, a Sede da Sabedoria, em Santo Amaro, e a Maria da Paz Brandão Alves, no Sancho.

Na Escola José da Costa Porto, os palestrantes e professores Amine Chalita e Wilton Viana, da ONG Visão Mundial, apresentaram aos estudantes vídeos com exemplos de pessoas que conquistaram a estabilidade financeira a partir de medidas simples no dia a dia. Assim, geraram um debate sobre como os alunos do ProJovem Urbano do Recife podem adotar essa postura.

Os palestrantes explicaram que a educação financeira não é só aprender a economizar, poupar, acumular dinheiro e cortar gastos. Consiste em buscar melhorar a qualidade de vida, proporcionando maior segurança material, além de criar uma garantia para eventuais imprevistos.

A qualificadora profissional de saúde do ProJovem Recife, Nívia Penalva, comentou que a parceria com a ONG Visão Mundial está ampliando os horizontes dos estudantes do ProJovem, que terminam o curso aptos para ingressar no mercado de trabalho. “As palestras estão auxiliando nossos alunos a conhecer maneiras de poupar recursos financeiros, a serem pessoas mais conscientes e poderem até se tornar empreendedores.”

O professor Wilton Vianna comentou que a conscientização financeira vai ajudar os alunos a se planejar para utilizar melhor o dinheiro. "Explicamos que, mesmo com poucos recursos, eles podem poupar uma parte do que ganham e proporcionar um conforto maior à sua vida e de sua família.”

PROGRAMAÇÃO - Nesta terça-feira (28), é a vez das Escolas Municipais Alda Romeu (Água Fria), Professor Mauro Mota (Nova Descoberta) e Marluce Santiago da Silva (Passarinho). A programação segue nesta quarta-feira (29) com as turmas do ProJovem das Escolas Municipais Mário Melo, em Campo Grande, e Professor Enaldo Manoel de Souza, no Jordão.

Quinta-feira (30), a Visão Mundial leva as atividades de educação financeira às escolas Almerinda Umbelino de Barros (Vasco da Gama), João XXIII (Iputinga) e Carlúcio Castanha (UR-1/Ibura). O ciclo se encerra sexta (31), na Escola Municipal do Engenho do Meio.