NOTÍCIAS

| 28.01.14 - 18h33

Vigilância Sanitária promove capacitação com comerciantes da orla do Recife

[caption id="attachment_43132" align="alignleft" width="680"] Curso sobre manipulação de alimentos e boas práticas iniciou nesta segunda-feira. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

Cerca de 120 barraqueiros cadastrados na orla de Boa Viagem participaram do primeiro dia de curso promovido pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Vigilância Sanitária, nesta segunda-feira e terça-feira, dias 27 e 28. A manipulação de alimentos, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), e boas práticas marcaram a aula.
Os comerciantes puderam tirar aprender e tirar dúvidas sobre como proceder na manipulação de alimentos, quais tipos de produtos podem ou não ser vendidos na praia, procedimentos higiênicos, entre outros. Os representantes da Vigilância Sanitária também aproveitaram a ocasião para receber críticas e sugestões dos comerciantes.

O trabalho faz parte do projeto de Reordenamento do Comércio Informal na Orla de Boa Viagem, promovido em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano. Os 120 barraqueiros que estiveram presentes atuam no trecho fiscalizado, que vai da Rua Henrique Capitulino até a Rua Antônio Falcão. Ao todo, o local contém 192 comerciantes cadastrados.

“A gente quer garantir que tanto os moradores do Recife, quanto os turistas tenham um bom atendimento, e que os comerciantes tenham um bom trabalho. Por isso, estamos fazendo essa mobilização com os barraqueiros para que eles entendam a importância das exigências”, explicou a chefe do Setor de Controle de Alimentos e Produtos da Vigilância Sanitária do Recife, Geise Belo.

De acordo com a Vigilância Sanitária, não é permitida a venda de produtos de origem caseira, como picolés, espetinhos, sucos e até gelo. A orientação é que os alimentos vendidos devem ser trazidos já prontos, acondicionados em temperatura adequada e em condições de higiene.

Barraqueiro há mais de 30 anos, Júnior Leite, de 60 anos, aprovou o curso. “É sempre bom reciclar os conhecimentos. Um curso como esse melhora o atendimento, mas eu já seguia as normas de limpeza e higiene”, afirmou Leite. Para ele, outras capacitações seriam bem-vindas. “Seria ótimo se a Prefeitura do Recife pudesse oferecer cursos de Qualidade no Atendimento e de Inglês para a gente receber bem os turistas na Copa”, comentou.
A pedido dos comerciantes, o curso teve o conteúdo antecipado e encerrado nesta terça-feira, dia 28, na Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. A estimativa é que os 622 comerciantes que trabalham na praia de Boa Viagem sejam capacitados até o fim deste ano.

SUS

A Vigilância Sanitária do Recife faz parte do Serviço Único de Saúde (SUS). O trabalho do órgão é proporcionar prevenção e promoção da saúde dos cidadãos.