NOTÍCIAS

| 28.01.15 - 17h33

Operação Volta às Aulas da CTTU tem início na segunda-feira (2)

Ação vai percorrer 50 escolas públicas e privadas do Recife. Agentes de trânsito vão intensificar a fiscalização e cerca de 50 faixas de pedestres serão revitalizadas no entorno das escolas

A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai dar início à operação Volta às Aulas. Na segunda-feira (2), as escolas particulares receberão a ação e, na quinta-feira (5), será a vez das escolas municipais. A campanha vai ser realizada até o dia 15 de março e percorrerá 50 escolas públicas e privadas de todo o Recife, com atividades sobre respeito, segurança e gentileza no trânsito. Paralelamente à campanha educativa, a CTTU vai intensificar o trabalho de operação e fiscalização de trânsito nos principais corredores viários da cidade. Além disso, até o final de março, a Companhia vai reforçar a sinalização de cerca de 50 faixas de pedestres localizadas no entorno de escolas, priorizando as áreas com maior fluxo de veículos e de pedestres.

Nas primeiras semanas de aula, a ação educativa vai percorrer oito corredores viários, localizados em bairros da Zona Norte, Sul e Centro do Recife. O primeiro corredor a receber a iniciativa é a Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, onde estão localizadas 4 grandes escolas e por onde circulam, diariamente, cerca de 25 mil veículos.

A campanha vai promover a apresentação de uma peça de teatro infantil com o tema "Só com respeito, atenção e gentileza se faz um trânsito melhor" e um game show interativo, com o qual as crianças vão aprender sobre convivência segura e harmoniosa no trânsito. A grande novidade desse ano é a criação do personagem "Amarelinho", que faz referência aos orientadores de trânsito e que passa a integrar a Trupe Educa Trânsito junto com os personagens Faixa Amiga, Zé Legal, Plaquita, Super Semáforo e Trombada, conhecidos pela população por realizar atividades lúdicas e educativas nas escolas e nas principais vias da cidade.

Para o Chefe de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, a campanha tem caráter preventivo, uma vez que as crianças estão mais vulneráveis à acidentes. "A prioridade é levar o conhecimento para as crianças e educá-las sobre as regras de convivência segura no trânsito. Ao mesmo tempo, também atuaremos junto aos pais e os professores, que devem se conscientizar sobre o papel de cada um na melhoria da mobilidade urbana", comentou.

Com o retorno às aulas nos colégios públicos e particulares do Recife, a frota de veículos nas ruas da cidade tem um aumento médio de 20%. Esse dado foi obtido através das contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana e que chega a 1,2 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de 250 mil automóveis.

FISCALIZAÇÃO - Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. A operação será realizada por equipes de até 6 agentes de trânsito, que irão realizar rondas no entorno das escolas. Os pais devem ficar atentos à sinalização e às regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre são consideradas infrações graves, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.

Abaixo, confira a relação dos corredores que serão visitados pela campanha:

Avenida Rui Barbosa
Avenida Conselheiro Rosa e Silva
Avenida 17 de Agosto
Avenida João de Barros
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
Avenida Conselheiro Aguiar
Estrada do Arraial
Avenida Norte