Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 28.01.16 - 10h41

Prefeitura do Recife apresenta serviços para o Carnaval

img_alt

Na tarde desta quarta (27), secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife se reuniram para divulgar os serviços que serão ofertados aos turista e foliões durante a folia. (Foto: Allan Torres/ PCR)


O Recife já está pronto para receber o maior e mais democrático Carnaval do Brasil e do mundo. Na tarde desta quarta-feira (27), a Prefeitura do Recife anunciou todos os serviços que vão compor a festa, considerada a mais plural do país. No planejamento para deixar a folia primorosa para os recifenses e turistas, a gestão municipal montou esquemas especiais de trânsito, limpeza, saúde, controle urbano, desenvolvimento social, assistência à mulher, segurança, entre outros setores importantes para a festa.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, por mais um ano o Recife procura atender ao folião e o turista para que ele tenha acesso a todo tipo de serviço necessário sem precisar sair da ilha do Recife Antigo. "Esse ano, investimos muito em tecnologia para podermos dinamizar e disseminar mais a informação. O Carnaval da nossa cidade é muito grande e estamos distribuindo a programação nos nossos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) espalhados pela cidade, além de disponibilizar no site e no nosso aplicativo. Teremos também uma Central do Carnaval, com arena gastronômica, estandes de grifes e acessórios, e ainda um espaço dedicado aos pequenos foliões, com recreação e fraldário, no Paço Alfândega", detalhou o secretário.

Para receber a festa, o trânsito da cidade vai precisar sofrer algumas alterações, com interdições de ruas e trechos, modificando alguns percursos nas vias do Centro do Recife, como explicou Taciana Ferreira, presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) : "Teremos, às 22h da quarta-feira (3), o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a realização da montagem do Galo. A ponte será aberta depois da desmontagem, às 14h da quarta-feira (10). Da sexta-feira (5) até as 18h do sábado (6), vai acontecer o fechamento da Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial, que compoem o percurso do bloco. A Avenida Sul também será bloqueada no sentido subúrbio/cidade, nas proximidades do antigo pontilhão. O desvio será realizado pelo Cabanga, Cais José Estelita e Forte das Cinco Pontas", explicou a presidente.

Complementando a terceira etapa do processo de interdição de vias, das 7h às 17h do sábado (6), a CTTU vai realizar o fechamento da Avenida Engenheiro José Estelita, no sentido subúrbio/cidade. Apenas os ônibus e os táxis com passageiros poderão acessar a via, fazendo com que os veículos oriundos do Pina, Boa Viagem e demais bairros da Zona Sul só possam acessar a área central da cidade pela Avenida Governador Agamenon Magalhães. Além do esquema especial para o trânsito de veículos, os foliões também poderão contar com as linhas especiais do Expresso da Folia, que vão funcionar no Galo da Madrugada e com pontos de táxis provisórios, além do apoio de cerca de 120 agentes e 120 orientadores de trânsito vão facilitar os deslocamentos.

"No quesito saúde também vamos garantir a segurança e comodidade do folião. Estamos com serviços voltados tanto para prevenção, com nossa vigilância sanitária funcionando durante todo esse período, vistoriando o funcionamento das barracas, camarotes, além do SAMU, que tem um papel importante, tanto no Galo da Madrugada como no Recife Antigo, com pontos fixos de atendimento durante todo o período de Carnaval, além do apoio aos polos de animação em todos os bairros da cidade", completou o secretário de saúde Jaílson Correia, que também lembrou da importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, que vai continuar mesmo durante o período momesco, com o apoio do Exército e com as atividades educativas realizadas pela Prefeitura do Recife nas comunidades.