Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 28.01.16 - 18h57

Profissionais de esporte e lazer entram na luta contra o Aedes aegypti

Trabalho começa às 8h desta sexta (29), no Alto Santa Terezinha, envolvendo 600 professores e alunos dos programas esportivos da PCR

Cerca de 300 profissionais do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC-Recife) e do Programa Segundo Tempo (PST) entram, a partir desta sexta-feira (29), na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus causadores da dengue, chikungunya e zika, esta última relacionada aos casos de microcefalia. O trabalho começa às 8h, no campo do Monarca, Alto Santa Terezinha, com aulão de Carnaval, e segue às 8h30, com caminhada pelas ruas do bairro, em que as equipes distribuirão panfletos e conversarão com a população. O evento terá também a participação de 300 alunos dos programas, além de moradores da comunidade.

O encerramento será em frente ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, na avenida Aníbal Benévolo. A atividade faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, anunciado pelo prefeito Geraldo Julio em dezembro. Os profissionais de esporte e lazer da Prefeitura do Recife foram capacitados pela Secretaria de Saúde para reforçar o combate ao mosquito. A organização contará com a participação dos alunos da rede pública municipal, agentes e grupos da comunidade.

Após a caminhada, o combate ao mosquito fará parte da rotina diária do PELC e PST. De acordo com o secretário municipal de Esportes, George Braga, a ideia é que as equipes atuem como agentes multiplicadores, disseminando informações e estimulando a participação da população. "Nossos profissionais têm um papel muito importante a cumprir. Os usuários dos programas poderão montar brigadas nas ruas em que moram, facilitando o trabalho dos agentes de saúde, que muitas vezes são impedidos de entrar nas casas", destacou o gestor. Os dois programas atendem a cerca de 20 mil pessoas em todas as regiões da capital.

PLANO DE ENFRENTAMENTO – Desde novembro de 2015, quando foi lançado o plano envolvendo 19 secretarias municipais, cerca de 6.300 profissionais da PCR já foram capacitados. Com todas as parcerias feitas, incluindo igrejas, escolas públicas e privadas e outras organizações da sociedade, quase 3 mil pessoas tornaram-se multiplicadoras das informações de combate ao mosquito. Mais de 379 mil panfletos já foram distribuídos em toda a cidade.

PROGRAMAS - O PELC-Recife é aberto ao público em geral e oferece um total de 28 modalidades esportivas. Com a contratação de mais de 300 profissionais, o PELC cresceu 500% no Recife e passou de 9 para 45 núcleos. Qualquer pessoa a partir de seis anos pode se inscrever, incluindo idosos e pessoas com deficiência. As modalidades esportivas variam do futsal ao basquete, da hidroginástica ao skate, da capoeira ao tênis, do caratê à natação. Há também atividades culturais, como dança, artesanato, música/percussão, teatro, balé e circo.

Já o Programa Segundo Tempo (PST) é voltado para os alunos da escolas municipais aumentou o atendimento em mais de 100%, passando de 45 para 94 núcleos. Sempre no contraturno escolar, são oferecidas modalidades como futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, atletismo, badminton e lutas. A cada trimestre, são trabalhadas duas modalidades coletivas e uma individual, além de um tema como sexualidade ou violência.

Serviço
O quê: Profissionais de esporte e lazer entram na luta contra o Aedes aegypti
Quando: Sexta-feira (29), a partir das 8h
Onde: Campo do Monarca - Rua Sodrelândia, s/n, Alto Santa Terezinha. Referência: Perto da Rádio Evangélica FM, por trás da delegacia do Alto do Pascoal - http://migre.me/sOxW1