NOTÍCIAS

Turismo | 28.01.16 - 18h38

Recife Antigo de Coração em edição carnavalesca

 

Na primeira edição do ano a uma semana do maior Carnaval do Brasil, projeto vai colocar todo mundo para cair no frevo. A Central do Carnaval também faz sua estreia, oferecendo uma diversificada Arena Gastronômica e vários outros serviços

A programação do primeiro Recife Antigo de Coração do ano será embalada pelos clarins de momo. Para esquentar os tamborins do recifense a cinco dias da abertura oficial do Carnaval, o projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, vai levar samba e muito frevo para o bairro histórico da cidade neste domingo (31).

No palco montado perto do Marco Zero, vai ter show de Som da Terra, às 14h30, e de Almir Rouche, das 15h30 às 16h10. A partir das 16h30, a Orquestra Arruando, composta por um maestro, 17 músicos e 3 cantores apresentará um animado repertório de frevos, na companhia de 10 passistas do Grupo Arruando de Passo.

Mais cedo, quem comanda a festa é Cybele Alves, que será a abre alas do palco, apresentando-se das 8h30 às 9h30. Das 10h às 12h, Adriana B animará o público com seu Show do Bem, tendo Ed Carlos e Edilza Aires como convidados.

Na Rua da Moeda, Karynna Spinelli comanda o Clube do Samba, das 15h às 17h, com a participação de Peu Queiroga, Gerlane Gell, Dorina (RJ), Isaar, Polyana Resende, Fabiana Pirro, Leno Galeria, Wellington do Pandeiro e Galeria do Ritmo. Depois, das 18h às 20h, Pecinho Amorim diversifica ainda mais o repertório do Recife Antigo de Coração, apresentando seu legítimo forró pé de serra, com a participação de Diego Cabral e Luisinho.

Além de trilha sonora momesca, a programação vai ter gosto da festa mais aguardada do ano. Na Rua do Observatório, estreia, a partir das 15h deste domingo, a Central do Carnaval, que abriga a Arena Gastronômica e vários outros serviços momescos. Selecionados em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), dez restaurantes oferecerão aos foliões lanches e refeições rápidas: Plim Restaurante (pizzas e salgados), Hakata (comida japonesa e chinesa), Rei das Coxinhas (coxinhas, empadas e cachorro quente), República dos Pasteis, Thasty (brownies, churros e brigadeiros), Espetinho da Ceça (espetinhos, caldinhos e petiscos), Casa da Macaxeira (escondidinhos e tapiocas), Manthara (comida chinesa, frango parmegiana e petiscos), Pronto Café (cuscuz, tapiocas e cafés), My Burger (hambúrgueres e batata frita) e Monterrey (picolés).

Outros serviços que serão disponibilizados para os foliões a partir deste domingo serão: estande da grife do Carnaval e de acessórios carnavalescos; o Espaço Beleza, para penteados e maquiagem; estande com venda de CDs e DVDs carnavalescos; estande para customizações e tatuagens de henna; além do estande de moda e artesanato; dois caixas eletrônicos; espaço Cuide-se, de distribuição de preservativos; posto avançado do Procon; farmácia; achados e perdidos; e um estande da Secretaria Municipal da Mulher, promovendo a campanha de combate à violência contra a mulher. Os serviços funcionam das 16h às 22h.

No polo infantil, montado na Avenida Alfredo Lisboa, vai ter recreação, brinquedos infláveis, campeonato de futebol de botão e exposição de álbum de figurinhas.

O polo esportivo contará com várias opções para quem quiser praticar outro exercício além do frevo. Entre as modalidades oferecidas, tem futebol e futebol freestyle, badminton, vôlei, basquete de rua, parkour, slackline, patinação artística e aluguel de bikes.

RECIFE RECEBE
Para completar a folia que vai tomar conta desta edição do Recife Antigo de Coração, o município de Bezerros, convidado para desfilar seus atrativos no Recife Recebe de janeiro, vai levar a mais bela e característica de suas tradições carnavalescas para as ruas do bairro histórico: o papangu.

MUSEUS NO RECIFE ANTIGO
O Maracatu Porto Rico, um dos homenageados do Carnaval deste ano, também estará representado nessa edição festiva do Recife Antigo de Coração. O Centro Cultural do Maracatu Porto Rico apresentará parte de seu acervo, expondo figurinos e fotos do maracatu.

AEDES AEGYPTI
Neste domingo, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), da Secretaria de Saúde, em parceria com soldados das Forças Armadas, farão eliminação de focos do Aedes aegypti, panfletagem para sensibilização e visita a cerca de 50 imóveis comerciais da área que abrange o Marco Zero e entorno. Eles farão também abordagens educativas sobre como evitar o mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Confira a programação completa

Polo Cultural, Artístico e de Lazer
Recife Recebe Bezerros - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Museus no Recife Antigo - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Feirinha do Bem - Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;
Dançando na Rua - Praça do Arsenal, das 15h às 20h;
Cybele Alves - Palco Marco Zero, das 8h30 às 9h30;
Adriana do B e o Show do Bem - Palco Marco Zero, das 10h às 12h;
Som da Terra - Palco Marco Zero, das 14h às 14h40
Almir Rouche - Palco do Marco Zero, das 15h às 15h40;
Orquestra Arruando - Palco Marco Zero, das 16h às 18h;

Polo Infantil
Recreação Brincando na Rua - Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;
Campeonato de Futebol de Botão - Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;
Exposição de álbum de figurinhas - Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;

Polo Esportivo
Aluguel de bikes e patins - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h;
Futebol freestyle - Rua do Bom Jesus, das 11h às 17h;
Futebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Badminton - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;
Vôlei - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Basquete de Rua - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Parkour - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;
Patinação Artística - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;

Polo Musical
Clube do Samba com Karynna Spinelli - Rua da Moeda, das 15h às 17h;
Forró na Moeda com Pecinho Amorim - Rua da Moeda, das 18h às 20h;