Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 28.01.20 - 17h29

Museu da Cidade lança Catálogo de Acervo Cartográfico

img_alt

Evento de lançamento acontece nesta quinta (30), às 19h, no Forte das Cinco Pontas. (Foto: Cortesia)

 

Local de salvaguarda da rica história e da memória da capital pernambucana, o Museu da Cidade do Recife lança, nesta quinta (30), às 19h, o seu Catálogo do Acervo Cartográfico, em versões online e impresso acompanhado de DVD. O evento, aberto ao público e com acessibilidade em Libras, contará com a palestra “Cartografia do Recife: um acervo para a cidade”, ministrada pela equipe do museu e do projeto. 

Composta por 1.898 artefatos gráficos, a obra ficará disponível para download gratuito no site da instituição (http://museudacidadedorecife.org/) e será comercializada na loja do museu por R$ 30. A renda será revertida para ações de preservação das coleções do Museu da Cidade.     

Idealizado pelo pesquisador, fotógrafo e produtor cultural Josivan Rodrigues, o Catálogo do Acervo Cartográfico do Museu da Cidade do Recife é fruto do incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA, da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

Além de mapas e cartas, compõem o conjunto projetos urbanísticos (a exemplo da Praça de Casa Forte e o Parque 13 de Maio), arquitetônicos (Teatro de Santa Isabel e Biblioteca de Casa Amarela) e de mobiliário, gravuras e cartazes, entre outras tipologias. A mídia DVD incorporada à publicação impressa trará consigo todas as 1.898 imagens digitalizadas no Inventário do Acervo Cartográfico do Museu da Cidade do Recife, assim como os seus respectivos índices, organizados por número de tombo, descrição e autor.

O catálogo impresso reúne uma amostra da diversidade deste acervo, com cinquenta artefatos reproduzidos em suas 52 páginas. O DVD vem com a coleção completa. “Esse projeto é importante, pois promove o acesso remoto ao passo que resguarda os originais do manuseio constante. Através do catálogo, será possível filtrar quando é realmente necessário ter em mãos os originais", ressalta Josivan Rodrigues. Também estão previstas, como contrapartida, a distribuição gratuita de parte da tiragem para bibliotecas e instituições públicas de ensino.

"Esse acervo documenta a mentalidade de cada época e como a cidade era pensada em determinados períodos. A maioria do nosso acervo é do século 20, e através dele é possível perceber as inúmeras mudanças pelas quais a cidade passou em prol do melhoramento urbano", orienta Sandro Vasconcelos, historiador do Museu da Cidade do Recife. Ele é responsável por coordenar a classificação, o inventário e a catalogação de todo o projeto.

O pesquisador salienta a extrema importância da parceria da instituição com a sociedade civil em trabalhos do gênero. "Resultados como esse contemplam cada vez mais o público em geral. A possibilidade de criar desdobramentos a partir do acervo demonstra a capacidade do museu em levar adiante o compromisso de manter, preservar e divulgar os acervos. Quanto mais projetos assim, mais oportunidades de devolver para a sociedade produtos utilizáveis tanto para conhecimento, quanto para ideias lúdicas". Vasconcelos é mestre em história e coordenador do Núcleo de Pesquisas José Antônio Gonsalves de Mello do Museu da Cidade. 

 

SERVIÇO

Lançamento do Catálogo do Acervo Cartográfico do Museu da Cidade do Recife e palestra “Cartografia do Recife: um acervo para a cidade”

Quinta, 30 de janeiro de 2020, às 19h.

Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, s/n, São José)

Informações: (81) 3355-3108

Acesso gratuito.

Valor do catálogo: R$ 30.

52 páginas, 21 x 21 cm, com DVD anexo.