Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.01.22 - 19h14

Prefeitura do Recife reforça capacidade de testagem com a contratação de até 555 profissionais de saúde

img_alt

Admissão temporária dos trabalhadores viabilizará a ampliação dos centros de testagem para a covid-19 na capital pernambucana (Foto: Iggor Gomes/PCR)

Para seguir no combate intenso à covid-19, a Prefeitura do Recife está publicando um decreto que autoriza, de maneira imediata, a contratação, por prazo determinado, de até 555 profissionais de saúde. Desse total, serão até 271 técnicos de enfermagem (30h plantonistas), 144 enfermeiros (30h plantonistas) e 140 médicos (20h plantonistas) ou cirurgiões dentistas (20h plantonistas). Todas as contratações temporárias visam atender à necessidade de ampliação dos centros de testagem do município, para garantir o aumento do quantitativo diário de realização de exames, em razão da demanda crescente.

“Acabei de assinar e vai ser publicado de maneira imediata um decreto que autoriza a contratação de até 555 profissionais de saúde. Com isso, a gente vai ter uma capacidade, ainda maior, na ampliação dos centros de testagem para coronavírus na nossa cidade. Esse foi um compromisso nosso, de poder ampliar a quantidade e melhorar a qualidade, levando o padrão, que foi o da nossa vacinação, também para a testagem”, explicou o prefeito João Campos. “Já na próxima segunda-feira (31), a gente vai abrir três novos centros, e o compromisso é que a gente vá chegar em, pelo menos 15 mil, testes por dia. Vamos trabalhando, com seriedade e transparência, para fazer com que a qualidade e a capacidade sejam ampliadas na nossa cidade”, acrescentou o gestor municipal.

Os contratos temporários serão regidos pela Lei Municipal nº 18.122, de 6 de março de 2015, e terão vigência máxima de seis meses, prorrogável na forma da lei. Para realizar tais contratações, não será aberto nenhum processo de seleção simplificada, mas será utilizado o banco dos aprovados no concurso público realizado em 2019. Mesmo com a utilização do banco dos aprovados no último concurso do edital 001/2019 (publicado no Diário Oficial do município, na edição nº 143 de 7/12/2019), todos serão Contratos por Tempo Determinado (CTD), não se tratando de convocação definitiva para provimento de cargo efetivo. ”Seguimos intensificando as ações de combate à pandemia, fazendo todos os ajustes necessários com a demanda crescente da população pelos serviços de testagem, com medidas para prevenir e controlar ao máximo a transmissão”, afirmou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque. 

Como se trata de uma contratação temporária, todos os aprovados no último concurso público e que estejam dentro das categorias profissionais listadas no decreto podem encaminhar os documentos para a admissão. “Essa contratação não altera em nada a lista de aprovados no último concurso público. A contratação temporária ocorrerá na medida que os profissionais encaminharem seus documentos, sendo contratados os que primeiro preencherem os requisitos dentro do número de vagas constantes no decreto”, explica a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas.

A partir da próxima segunda-feira (31), a Prefeitura do Recife vai abrir mais três centros de testagem na cidade. Com os novos locais, a capacidade diária de testes realizados irá aumentar dos atuais 4.800 para 6.300 testes por dia. Os novos centros ficarão localizados no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Uninassau no bairro das Graças e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep. Os novos centros irão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h, e terão a capacidade para realizar, inicialmente, 500 testes por dia cada um. 

 

O acesso aos testes é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. As vagas são abertas todos os dias às 15h. A Prefeitura do Recife iniciou a estratégia de centros de testagem exclusivos para a covid-19 no dia 4 de janeiro com dois centros no Parque da Macaxeira e no Compaz Ariano Suassuna com 400 vagas disponíveis por dia. Com a capacidade de 6.300 testes diários e oito centros a partir da próxima segunda-feira, a Prefeitura do Recife ampliou em mais de 15 vezes a testagem no município em pouco mais de 20 dias.  

Além dos novos Centros, a Sesau Recife ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, na UFRPE no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

CONVOCAÇÃO - Desde o último dia 22, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) começou a convocar, gradualmente, mais de 480 profissionais aprovados no último concurso público, realizado em 2019. As primeiras listas publicadas no Diário Oficial do município contam com profissionais para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e para Atenção Básica. Os convocados vão substituir os contratos por tempo determinado (CTD) de antes da pandemia da covid-19.