NOTÍCIAS

Cultura | 28.02.12 - 16h19

Moradores comemoram nova vida nos habitacionais Via Mangue

Famílias que moravam em palafitas foram contemplados pelos apartamentos entregues nesta segunda pelo prefeito João da Costa e pela presidenta Dilma Rousseff

[caption id="attachment_13489" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando Silva"][/caption]

Em clima de emoção, os moradores contemplados com apartamentos dos habitacionais Via Mangue I e II, no bairro do Pina, participaram, nesta terça-feira (28), da solenidade de inauguração dos residenciais. A cerimônia foi comandada pelo prefeito João da Costa e a presidenta Dilma Rousseff. Os dois conjuntos de moradias entregues contam com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, na soma de R$ 34,2 milhões.

Dona Maria Luiza da Silva, aposentada de 73 anos, recebeu do prefeito as chaves do novo apartamento. A moradora comemorou a nova realidade. “Eu residia na comunidade há 30 anos e agora, junto com minha filha e netos, poderei morar em um apartamento. Hoje é um dia de festa para mim e minha família”, declarou a aposentada.

Já a manicure Viviane Prazeres, de 28 anos, era o sinônimo de felicidade durante o evento. Ex-moradora de uma palafita na comunidade Combinado, no Pina, contou que vivia numa situação de miséria e convivia ao lado de insetos e ratos, por muitas vezes ajudou a socorrer os vizinhos que caíram na maré alta e quase morriam. “Morei oito anos em cima do rio e passei por muitas situações de desespero e perigo. Hoje ganho uma moradia pra viver ao lado do marido e dos dois filhos”, festejou.

O prefeito João da Costa disse, durante o evento, estar muito feliz com a promessa cumprida e principalmente em oferecer cidadania para as comunidades carentes do Pina. “As pessoas que moravam nas palafitas sentiam vergonha de suas moradias, retirar a população da miséria é a realização de dever cumprido”, destacou João da Costa.

O Habitacional Via Mangue I, situado na Rua Jamil Asfora 160, vai receber famílias das comunidades Combinado, Beira-Rio e Pantanal. No total, o conjunto conta com 10 blocos, divididos em 32 apartamentos de 40 m² cada. São dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço, contando também com sistema de abastecimento d'água, rede de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem do sistema viário, centro comunitário, campo de futebol, parque infantil, 10 boxes comerciais, guarita e iluminação pública e estacionamento com 78 vagas.

Já o Habitacional Via Mangue II, onde aconteceu a cerimônia fica na Rua Amador Bueno, 170. O local vai receber moradores das comunidades removidas de ocupações na Xuxa, Paraíso e Deus nos Acuda. Neste conjunto foram inaugurados 320 apartamentos de 40m² divididos em 10 blocos. O apartamento do conjunto também conta com dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço dispondo de sistema de abastecimento d'água, rede de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem do sistema viário. A área externa dispõe de parque infantil, campo de futebol, 10 boxes comerciais, centro comunitário, guarita e iluminação pública, um estacionamento com 89 vagas, campo de futebol, ruas e calçadas.

Com a inauguração das duas unidades, a PCR conclui a entrega de 992 moradias que compões os três habitacionais da Via Mangue. Além disso, a gestão totaliza 23 habitacionais construídos desde 2009. A expectativa é construir outros 12 conjuntos de moradias populares até o final deste ano.