PCR realiza circuito turístico pelas igrejas barrocas
Os painéis, detalhes, mobiliários e imagens das igrejas do Recife são exemplos de patrimônio, arquitetura e arte. E para que os recifenses conheçam mais dessa cultura, a Secretaria de Turismo do Recife vai realizar o passeio gratuito “Circuito das Igrejas Barrocas”, no dia 03 de março. A saída está marcada paras às 14h, da Praça do Arsenal da Marinha.
O estilo Barroco no Nordeste surgiu a partir das associações leigas (Confrarias, Irmandades e Ordem Terceira) que tomaram a iniciativa de patrocinar a produção artística no século XVIII com o enfraquecimento das ordens religiosas.
As inscrições para o passeio são realizadas previamente através do telefone (81) 3355.8847. As vagas são limitadas e o roteiro é realizado com a presença de guias de turismo. É solicitada a doação de um pacote de leite para ser doado ao Abrigo de Idosos Casa do Amor (Arruda).
Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo – A fachada externa é de estilo barroco. Na sua área interna, a decoração é de grande valor. Construída entre os séculos XVII e XVIII.
Igreja de Santa Teresa D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo - Inicialmente construída para brancos e ricos. Destaque para o teto e altar barroco.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio - possui um estilo barroco colonial.
Capela Dourada da Ordem Terceira do São Francisco - Expressão máxima do barroco no Recife.
Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco – No local, existem painéis de azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII.
Igreja e Convento Franciscano de Santo Antônio - A posição da única torre da igreja que se encontra recuada em relação à fachada, promove um desvio diagonal na composição que é uma característica barroca.