NOTÍCIAS

Cultura | 28.02.13 - 11h09

Programa Bairro Escola leva estudantes da rede municipal a atividades culturais

O Programa Bairro Escola do Recife estimula alunos do ensino fundamental do município a ter contato com a arte em uma série de visitas a exposições e mostra de filmes. Somente neste mês de fevereiro, 14 escolas levaram cerca de 600 estudantes à mostra Roberto Burle Marx – a figura humana na obra em desenho, em cartaz no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife. Outras 200 crianças de quatro escolas assistiram à Mostra de Cinema Nueva Mirada, que aborda a temática da infância, no Sesc Santo Amaro.

As atividades do Programa Bairro Escola, desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, de São Paulo, e adotado pela Secretaria de Educação do Recife, têm como objetivo incentivar os estudantes a valorizar a cultura local e cuidar da cidade. Na manhã dessa quarta-feira (27), foi a vez de os alunos dos 4º e 5º ano da Escola Municipal Ana Mauricéia Wanderley, do bairro de Água Fria, saírem de sala de aula para ter contato com esse universo.

Na exposição de desenhos do paisagista Burle Marx, cerca de 40 estudantes apreciaram 121 quadros feitos em carvão, nanquim e grafite que mostram o homem em situações cotidianas, além de retratos de pessoas e amigos que posaram para o desenhista durante 30 anos.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Adriana Chagas, atividades como essa propiciam o contato com novos conhecimentos e são uma maneira de exercer a cidadania. “Esses passeios são importantes para que os alunos percebam a cidade como espaço público, aprendam a estar inseridos nele e, dessa forma, passem a valorizá-lo”, diz a educadora.

A professora do 4º ano da unidade de ensino, Fátima Basílio, acredita que a participação na vida cultural da cidade é capaz de dar oportunidades aos estudantes. “Uma exposição pode despertar outras habilidades dos alunos. A arte também faz parte da educação”, acredita.

As crianças, com idades entre 8 e 11 anos, ficaram curiosas ao ver as obras expostas, principalmente os desenhos de pessoas sentadas em bares, que retraram cenas parecidas às que são vistas em suas comunidades. A aluna Bruna Marcelino, 10 anos, ficou entusiasmada. “A gente precisa descobrir outras coisas que não estão na escola, porque aprendemos também em casa e em um lugar como este.” Keviny Ferreira, 9, disse que vai compartilhar o que viu na exposição. “Vou sair daqui mais sabido e ensinar em casa o que aprendi”, contou.

Além do grupo da Escola Municipal Ana Mauricéia Wanderley, visitaram a mostra estudantes das escolas municipais Novo Mangue, Sede da Sabedoria, Lutadores do Bem, General Emídio Dantas Barreto, dos Coelhos, Almirante Soares Dutra, Pedro Augusto, Santo Amaro, Deus é Amor, Campina do Barreto e Irmã Terezinha Batista. As escolas Engenheiro Ednaldo Miranda de Oliveira e Nossa Senhora do Pilar participam nessa quinta (28).