NOTÍCIAS

Cultura | 28.02.14 - 11h55

Balão de monitoramento reforça a segurança no desfile do Galo da Madrugada

[caption id="attachment_44160" align="alignleft" width="680"] Essa é a primeira vez que um equipamento deste tipo será utilizado em Pernambuco. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

O Sábado de Zé Pereira no Recife contará com uma novidade para reforçar a segurança. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, apresentou, nesta sexta-feira (28), o balão de videomonitoramento que irá atuar no desfile do Galo da Madrugada. O equipamento está ancorado no Forte das Cinco Pontas e vai funcionar das 7h às 19h.

O balão não transporta passageiros, apenas uma câmera de alta definição, e flutua a uma altura de 100 metros. Essa é a primeira vez que um equipamento deste tipo será utilizado em Pernambuco. “Nosso objetivo é fazer do Carnaval deste ano o mais seguro de todos. Esse equipamento será um reforço a toda estrutura integrada que montamos, com Guarda Municipal, polícias e Corpo de Bombeiros”, explicou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

Com cinco metros de diâmetro, o balão é feito de material blindado, o que permite que ele, caso seja perfurado, permaneça no ar por duas horas antes de atingir o solo. A câmera acoplada é de tecnologia israelense e tem capacidade de fazer imagens a 10 quilômetros de distância e giro 360º em três direções.

As imagens geradas pela câmera serão monitoradas pela Guarda Municipal e Polícia Militar que, no caso de qualquer ocorrência, acionarão equipes na rua. O balão está sendo testado sem custos para o poder executivo pelas empresas Altave, Elcoma e Vectra.