NOTÍCIAS

Cultura | 28.02.14 - 09h24

PCR inicia ordenamento no percurso do Galo da Madrugada

[caption id="attachment_44151" align="alignleft" width="680"] Cerca de 40 profissionais participaram da ação para desobstruir ruas e calçadas. (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), deu início nesta quarta-feira (27) ao ordenamento urbano do percurso do Galo da Madrugada, no Centro do Recife. Com o apoio da Guarda Municipal e da Gerência de Operações (Geop), foram retirados equipamentos que obstruíam o espaço público.

Durante todo o dia, cerca de 40 profissionais estiveram envolvidos nas atividades, que seguiu o percurso inverso ao percurso original do Galo, ou seja, começaram pela Rua Imperial. Dois comerciantes informais que estavam com equipamentos montados no início da rua foram retirados e realocados para o muro da Avenida Sul.

“Pelo fato da Rua Imperial ser uma via muito estreita e de grande movimentação, nós não podemos permitir que haja bloqueio do passeio público. Mas a nossa intenção não é prejudicar ninguém, por isso estamos realocando os comerciantes para outros pontos”, disse a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

O objetivo do ordenamento, além de desobstruir o espaço público, foi alertar os foliões ao perigo de subirem nas marquises dos imóveis. Para isso, foram colados 25 adesivos informativos, no intuito de evitar possíveis acidentes. “É importante que os foliões percebam que as marquises são apenas continuidade dos imóveis e não apresentam nenhum tipo de segurança”, enfatizou o chefe de fiscalização da 1ª Gerência Regional da Secon, André Barbosa.

Além disso, também foram retirados dois toldos que estavam na faixa de rolamento, na Rua Imperial. A operação continua amanhã (28), a partir ds 9h, e prossegue até o Sábado de Zé Pereira, às 18h.