Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.02.23 - 15h08

Lesão por Esforço Repetitivo: Secretaria de Saúde do Recife reforça os cuidados com saúde ocupacional dos trabalhadores

 

Nesta terça-feira (28) é celebrado o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo. No Recife, entre 2020 e 2022, foram registrados 161 casos dessa natureza. Rede municipal oferece serviço especializado para acolher e tratar distúrbio no Cerest Recife



Dor, formigamento e até limitação de movimentos podem ser sintomas que indicam uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). E, para lembrar a importância de reconhecer esses indícios e evitar o adoecimento por essa causa, nesta terça-feira (28), quando é celebrado o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Recife), ligado à Secretaria de Saúde (Sesau) do município, reforça os cuidados que os trabalhadores devem ter para preservar a saúde ocupacional.

 

LER/DORT são um conjunto de doenças que afetam os músculos, ossos e articulações de trabalhadores que realizam atividades repetitivas por longos períodos, com posturas inadequadas ou que exigem esforço físico excessivo. Segundo o Ministério da Saúde, essas são as principais causas de adoecimento dos trabalhadores brasileiros. No Recife, entre os anos de 2020 e 2022, o Cerest Recife registrou 161 casos dessa natureza - importante salientar que os números podem estar subnotificados devido ao período da pandemia da covid-19.

 

As principais manifestações de LER/DORT se dão como tendinite (especialmente nos ombros, punhos e cotovelos); lombalgia (dores na região da lombar) e mialgia (dores musculares em diversas partes do corpo). Entre os sintomas mais comuns, estão dor, formigamento, fadiga muscular, rigidez, limitação de movimentos e sensação de peso nos membros afetados.

 

“Muitas vezes, os sintomas começam de forma leve e vão se intensificando com o tempo, podendo causar incapacidade funcional, prejudicar a produtividade laboral e comprometer a qualidade de vida do trabalhador. Por isso, é importante tomar medidas preventivas, estar atento aos sinais e procurar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sintomas”, alerta a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Recife, Cybelle dos Santos.

 

Os trabalhadores que estão mais expostos ao risco de desenvolver algum desses distúrbios são aqueles que realizam atividades que exigem movimentos repetitivos, como digitadores, operadores de telemarketing, costureiras e profissionais da indústria. Além disso, trabalhadores que ficam em pé ou sentados por longos períodos, que usam ferramentas vibratórias ou que realizam atividades que exigem posturas inadequadas também estão entre os mais suscetíveis ao adoecimento.

 

O diagnóstico desse tipo de agravo pode ser feito por um médico especialista em medicina ocupacional ou fisioterapeuta. As opções de tratamento podem incluir repouso, fisioterapia, medicação para alívio da dor e, em casos mais graves, cirurgia. As intervenções precoces são fundamentais para evitar que a doença se agrave e comprometa seriamente a saúde do trabalhador.

 

PREVENÇÃO - A prevenção e o tratamento adequado são fundamentais para proteger a saúde do trabalhador. E algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver LER/DORT, como manter uma boa postura durante o trabalho, fazer pausas regulares, fazer alongamentos dos membros, usar equipamentos ergonômicos adequados à função e fazer exercícios físicos regularmente.  

 

Nesse âmbito, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras por meio da prevenção e vigilância. O Centro, que tem atuação metropolitana, capacita e orienta profissionais para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho. “As empresas têm um papel importante na prevenção das doenças ocupacionais, adotando medidas de conscientização, além de oferecer condições e equipamentos adequados ao trabalho do funcionário”, ressalta Cybelle. 

 

AÇÃO - Para marcar o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo, nesta terça-feira (28), a partir das 9h, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, o Cerest Recife vai promover uma ação de prevenção com profissionais da Enfermagem que atuam na vacinação contra covid-19. Durante a abordagem, serão repassadas aos trabalhadores orientações sobre prevenção da LER/DORT, uma vez que eles realizam muitos movimentos repetitivos durante a imunização do público. Além disso, também serão tratadas maneiras de se prevenir contra os riscos biológicos do serviço.