NOTÍCIAS

| 28.03.12 - 12h27

Estagiários do Programa de Saúde Ambiental aprendem noções de Defesa Civil

Os Asinhas participaram de uma capacitação realizada pela parceria entre a Codecir e a Secretaria de Saúde do Recife

[caption id="attachment_15617" align="alignleft" width="334" caption="Foco da capacitação foi a atuação da defesa civil municipal em áreas de morro e planície, e em regiões alagadas. Foto: Inaldo Menezes"][/caption]

Os Asinhas, estagiários do Programa de Saúde Ambiental, da Prefeitura do Recife, participaram de uma capacitação sobre Defesa Civil, realizada nesta quarta-feira (28), no Centro de Vigilância Sanitária, em Peixinhos. Com idades entre 16 e 18 anos, os 21 jovens participantes, puderam aprender noções e dicas sobre como proceder em situações de risco e se tornarem multiplicadores nas comunidades. A palestra foi concebida por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e a Secretaria de Saúde municipal.

O foco da capacitação foi a atuação da defesa civil municipal em áreas de morro e planície, e em regiões alagadas. Os panfletos e folders entregues aos jovens contêm informações sobre os quatro tipos de riscos nos morros (baixo, médio, alto e muito alto), e dicas de como conservar as barreiras, construir em locais seguros e manter limpo e livre o caminho das águas. O material deve ser distribuídos pelos Asinhas nas escolas públicas.

As noções de defesa civil foram passadas com uma abordagem psicossocial. Primeiro, tivemos uma dinâmica de socialização, onde foi feito um pacto de convivência para que a capacitação ocorresse com tranquilidade. Em seguida explicamos o que é a Codecir e como acioná-la em casos de emergência”, disse a assistente social da Codecir, Beatriz Swenson, que ministrou a palestra com auxilio de dois psicólogos da coordenadoria.

Já o Asinha Ivison Firmino, 18 anos, avalia como positiva essa experiência de dois meses que participa do Programa. “Tem sido muito importante, pois, é uma oportunidade de, além de conhecer melhor a defesa civil, aprender como agir em locais com água acumulada e em casos de deslizamentos”, falou.

Na próxima sexta-feira (30), das 9h às 12h, mais 21 jovens receberão a capacitação na Biblioteca Popular de Afogados, na rua Jacira, s/n, bairro de Afogados.