Mulheres da Colônia Penal Feminina têm dia especial voltado ao lazer
Um dia voltado para o esporte e o lazer. Assim será esta quinta-feira (29), na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, localizada no bairro do Engenho do Meio, a partir das 9h, para as mulheres que cumprem pena no local. Uma das ações da Prefeitura do Recife no mês da mulher, a iniciativa é uma realização da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio do Geraldão, Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, através da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), e Secretaria Especial da Mulher.
O evento consiste num dia de oficinas esportivas e de lazer realizadas pelos educadores dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, para atender às mulheres da Colônia Penal. O objetivo do evento é discutir formas de garantir acesso das detentas às atividades de esporte e lazer.
Uma mesa de abertura com representantes das três secretarias municipais abre a programação. As oficinas de lazer consistem em aulas de ginástica, dança popular e teatro. As de esporte contam com torneio de futsal e jogos de salão, e as de juventude contam com o slakeline e capoeira. Ainda está inserida a exposição de vídeos na programação. O encerramento das atividades acontece de forma lúdica, com apresentação de grupo de teatro.
As Secretarias Especial da Mulher e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã realizam também uma atividade com o objetivo de discutir a situação de cárcere nas relações de trabalho das mulheres que cumprem pena lá. Na ocasião será aplicado um questionário entre 100 detentas para obter o percentual das mulheres que pretendem se reinserirem no mercado do trabalho. A atividade terá a participação das integrantes do Conselho Municipal da Mulher, das delegadas do Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo, além de técnicas das duas secretarias envolvidas na ação. Com base nos relatos, se tentará traçar estratégias políticas de ação governamentais que envolvam essas mulheres.
Durante o evento, a Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) realizará cine-debate, fazendo uma provocação em cima dos direitos humanos das mulheres que se relacionam afetivo-sexualmente com outra mulher, de como o esporte pode ser um escape para a saída das drogas e da melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.