NOTÍCIAS

Cultura | 28.03.14 - 14h59

Recife confirma participação em ato contra aquecimento global

A Prefeitura apagará as luzes do Parque das Esculturas, do edifício-sede do governo municipal e da Praça do Marco Zero, onde promoverá o espetáculo “Vozes para o Planeta”.

O Recife vai participar do ato contra o aquecimento global promovido no mundo inteiro pela Rede WWF. A Prefeitura aderiu ao movimento “Hora do Planeta” e apagará, neste sábado (29), por 60 minutos, as luzes do Parque das Esculturas, do edifício-sede do governo municipal e da Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Para incentivar a sociedade a entrar no debate ambiental, as Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo também realizarão o espetáculo “Vozes para o Planeta”, no Marco Zero, das 20h30 às 21h30, horário em que a iluminação estará desligada.

O evento acontecerá sem o uso de energia elétrica para reforçar a mensagem de combate às mudanças climáticas. A apresentação começará com uma performance teatral falando sobre a importância do ato. Em seguida, os integrantes da Escola Pernambucana de Circo vão mostrar ao público suas habilidades em manusear tochas e malabares florescentes. As cantoras líricas Surama e Suy Ramos entrarão em cena para interpretar os hinos de Pernambuco, da África e árias da Ópera Dido e Eneias, de Henry Purcell. Fechando o espetáculo, haverá apresentações da Orquestra Viena e do Maracatu Nação Baque Forte.

“Participar desse movimento é um incentivo a mais para a sociedade pensar sobre como nossas escolhas podem refletir no futuro do planeta. Precisamos fazer um uso mais racional da energia elétrica e dos recursos naturais. Hoje, utilizamos energia o tempo todo e não pensamos como ela é produzida e as consequências ambientais”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Mesmo quem não for assistir às apresentações culturais no Bairro do Recife poderá participar do movimento desligando as luzes em suas residências e nas empresas por uma hora. Além de economizar energia, a iniciativa evita a emissão de gases do efeito estufa para atmosfera. Este ano, segundo a Rede WWF, o “apagão ecológico” deixará às escuras cerca de 300 monumentos, prédios e pontos turísticos no País.

A secretária Cida Pedrosa lembra que a Prefeitura vem estruturando uma política de sustentabilidade no Recife, mas é a adesão popular às questões ambientais são muito necessárias. “Plantamos mais de 10 mil árvores no ano passado, enviamos projetos de lei à Câmara de Vereadores, estamos fazendo o inventário de Gases de Efeito Estufa do município, além de outras ações. Mas, para garantir a nossa sobrevivência neste planeta, é vital que as pessoas ingressem nesta causa e estabeleçam uma relação de mais respeito e de harmonia com a natureza”, disse.

No Brasil, 83 cidades já confirmaram sua adesão ao evento. Entre elas, estão Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Guarulhos (SP), Joinvile (SC), Brasília (DF) e Vitória (ES). Em 2013, mais de 7 mil cidades em 150 países integraram o movimento, que busca difundir o combate à mudança climática no mundo.