Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 28.03.16 - 18h11

Marco Pedagógico do Ensino Profissionalizante do Recife foi lançado nesta segunda-feira (28)

img_alt

Documento foi apresentado durante o 1º Encontro de Qualificação Profissional do Recife para diretores, professores e alunos das 17 escolas que compõem a rede profissionalizante da Prefeitura do Recife. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O Marco Pedagógico do Ensino Profissionalizante do Recife foi lançado nesta segunda-feira (28), durante o 1º Encontro de Qualificação Profissional do Recife, que reuniu diretores, professores e alunos das 17 escolas que compõem a rede profissionalizante da Prefeitura do Recife, no auditório do Centro de Formação de Professores Paulo Freire. O evento foi organizado pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional – pasta responsável pela gestão dos mais de 50 cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente para a população. Na ocasião, também foi apresentado o Programa de Certificação de Competências, direcionado a trabalhadores que desempenham e detenham competências básicas, instrumentais e técnicas, desenvolvidas fora do ambiente escolar.

"O Marco Pedagógico do Ensino Profissionalizante do Recife é ousado, inédito e muito importante. Até então durante esses dois anos tivemos vários avanços como a redução da evasão dos alunos de 60% para 11%; o programa continuado de capacitação dos professores; a gestão compartilhada entre professores, diretores e a secretaria; a reformulação dos currículos e a uniformização das matrizes curriculares, entre outros. Mas não havia nada em termos de proposta pedagógica consolidada. Agora este documento é o verdadeiro plano municipal de educação profissionalizante, o que vai servir de balizamento para os futuros cursos e todas as ações de qualificação profissional. Isso vai reduzir mais ainda a evasão, além de tornar os cursos mais atrativos, didáticos e com mais qualidade técnica", explicou o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora. 

Elaborado a partir da colaboração dos diretores das 17 escolas profissionalizantes, o Marco Pedagógico do Ensino Profissionalizante do Recife contextualiza a qualificação oferecida no município, aponta os princípios, modelos, desafios e avaliações em relação à educação profissionalizante. "Esse marco vai trazer a possibilidade de pensarmos em ofertas de cursos novos que possibilitem um acesso maior da população à escolaridade, à qualificação e ao mercado de trabalho", afirmou a vice-dirigente da Escola Profissional de Beberibe Zuleide Gomes Monteiro, Dulcinea Ramos, que presidiu a comissão de sistematização e produção do documento. 

ENCONTRO  – Com o tema "Trabalho e Qualificação Profissional: Desafios e Perspectivas para as Políticas Públicas em Tempos de Crise", o 1º Encontro de Qualificação Profissional do Recife contou com uma roda de conversa sobre o mercado de trabalho, a inovação tecnológica e os desafios e perspectivas em tempos de crise para as políticas públicas de formação profissional, com a presença de representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).