Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.03.18 - 15h29

PCR distribui duas mil fichas para o mamógrafo móvel em abril

img_alt

O caminhão vai passar por 27 ações em 19 bairros (Foto: Cortesia)

 

A primeira comunidade a receber o caminhão equipado com mamógrafo da Prefeitura do Recife, em abril, será o Morro da Conceição, nesta segunda (2). O veículo ficará estacionado em frente à unidade de saúde do bairro, localizada na Praça da Conceição, a partir das 8h. Durante o mês de abril, o mamógrafo móvel percorrerá 19 bairros, oferecendo no total duas mil fichas para a realização do exame. O calendário completo está disponível AQUI.

Para fazer o exame, as mulheres – de 50 a 69 anos – precisam levar documento de identificação com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é preciso agendar. Em cada local, são distribuídas 80 fichas – 40 em cada turno. Nas ações que só acontecem em um turno, são apenas 40 fichas.

O resultado é entregue em até 15 dias na unidade onde foi realizada a ação ou na unidade mais perto de onde o caminhão ficou estacionado. As pacientes foram da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, que precisarem realizar o exame, devem comparecer à unidade de referência para marcar a mamografia.

Mês da Mulher - No mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Coordenação da Política de Saúde da Mulher, ofereceu 3.400 vagas para a realização da mamografia no caminhão, em 45 ações ao longo do mês. No mês dedicado à prevenção da saúde da mulher foram oferecidos também exames preventivos de câncer de colo de útero.