Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.03.18 - 19h11

Prefeitura do Recife e UFRPE abrem inscrições em curso de extensão para jovens

img_alt

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 9, de forma presencial, na sede da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife encerrou a 2ª Semana Municipal da Juventude com o lançamento, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de extensão “Juventudes e participação: voz e ação”, com o objetivo de formar 36 jovens recifenses em cidadania ativa na área de políticas públicas de juventude. O lançamento do edital foi realizado nesta quarta-feira (28), no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 9, de forma presencial, na sede da Secretaria Executiva de Juventude do Recife, localizada na Avenida Norte Miguel Arraes, n° 5.600, em Casa Amarela, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O edital está disponível no site da Prefeitura.

O curso de extensão é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) da Prefeitura do Recife e o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ) da UFRPE, que é vinculado ao Departamento de Educação. São 36 vagas para jovens do Recife que tenham entre 15 e 25 anos e queiram participar da formação para atuar junto às comunidades no campo das políticas públicas de juventude, tornando-se lideranças juvenis a partir de aprofundamento de conhecimentos no campo econômico, social, político e cultural da cidade, além de atuarem como multiplicadores junto a outros jovens em diversas comunidades da capital pernambucana.

O curso terá carga horária de 64 horas, com duração de três meses, e as aulas serão sobretudo nas sextas e nos finais de semana. Para participar, é preciso ser ativamente envolvido em segmentos das juventudes, com atuação comprovada na vida comunitária de, no mínimo, seis meses. Também é necessário ser morador do Recife há, pelo menos, um ano. Os documentos exigidos para realização da inscrição estão descritos no edital da seleção.

Serão selecionados seis jovens de cada uma das seis Regiões Político-Administrativas do Recife (RPAs), além de 18 suplentes, que serão convocados caso haja desistência. O resultado preliminar da seleção será publicado no site da Prefeitura do Recife no dia 13, enquanto o resultado final, após a fase de recursos, sairá no dia 24. A previsão é de que as aulas comecem no início de maio e terminem em meados de julho. O curso será ministrado por integrantes do GETIJ da UFRPE e da Secretaria Executiva de Juventude, além de especialistas convidados.

“Ficamos muito felizes em encerrar a 2ª Semana da Juventude do Recife com o lançamento deste curso porque é muito importante a gente formar os jovens. Nos juntamos com a UFRPE com o objetivo de articular os jovens das seis RPAs da cidade. Esperamos que essa seja a primeira de muitas parcerias qualificadas da Secretaria Executiva de Juventude do Recife com a universidade”, disse a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros.

Coordenador pedagógico do curso de extensão, o professor João Simão disse que, nas aulas, as experiências de vida dos jovens serão aproveitadas. “Vamos estudar as políticas públicas de juventude, refletir sobre os territórios onde os jovens vivem e ajudá-los a pensar nas ações que querem desenvolver em suas comunidades. No curso, vamos provocar os participantes a pensarem nas mais diversas formas de ser jovem: como é ser jovem negro, como é ser jovem de periferia, como é ser jovem gay etc”, explicou.

Representante da UFRPE, o professor Moisés de Melo Santana, que é coordenador do mestrado em Educação, Culturas e Identidades, espera que os participantes do curso atuem como multiplicadores nas comunidades em que vivem. “A energia da juventude tem que ser bem conduzida para que tenha uma força propulsora grande e seja canalizada para as coisas boas. É muito importante os jovens escutarem uns aos outros e serem escutados pela Prefeitura. Queremos colaborar para a criação de redes de convivência entre os jovens. Estamos na expectativa de que essa relação da universidade com a Secretaria executiva de Juventude seja fértil para a formação dos jovens. Esperamos que esta seja a primeira de muitas turmas”, afirmou o docente.

SEMANA DA JUVENTUDE - Iniciada no último dia 20, a programação da 2ª Semana da Juventude do Recife terminou nesta quarta-feira. No evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, foram mais de 30 atividades realizadas com o intuito de refletir sobre a participação dos jovens na tomada de decisões dentro da sociedade, de mostrar o potencial da juventude enquanto agente de transformação social e de apontar a necessidade de elaborar políticas públicas para este segmento. As ações foram organizadas pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife em parceria com outras secretarias municipais, coletivos, movimentos sociais e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife.

CONFIRA O EDITAL AQUI