Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 28.03.23 - 14h16

Defesa Civil do Recife treina moradores do Alto do Eucalipto para prevenir ocorrências graves

img_alt

Simulado de Preparação para Emergência e Desastre fortaleceu prevenção e resiliência dos moradores; outras cinco áreas serão beneficiadas até abril. (Foto: Helia Schappo/PCR)


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), realizou, nesta terça (28), o primeiro Simulado de Preparação para Emergência e Desastre de 2023. A atividade aconteceu pela manhã, no Alto do Eucalipto, bairro do Vasco da Gama, e foi um exercício prático de resposta do poder público e da população para evacuação das áreas de risco, em caso de ocorrência grave. O objetivo foi fortalecer a prevenção e a resiliência da comunidade, reduzindo os danos provocados pelos eventos climáticos.

Até abril, serão realizados seis simulados na cidade. No exercício, ao sinal do alerta enviado por SMS e dos apitos, os moradores saíram de suas casas e seguiram para o Ponto de Encontro e Acolhimento, no Centro de Vivência Cristã (CVC), situado na Rua Alto do Eucalipto, número 1932, onde foram recebidos pela equipe da Defesa Civil do Recife. “O treinamento é importante para a gente identificar melhor os sinais de risco. Já falei com minha família para, em caso de emergência, pegar só o essencial em casa e procurar um local seguro”, ressalta a autônoma Maria da Conceição da Silva, moradora da comunidade.

Numa ocorrência real, após avaliação da situação com participação da Sedec e dos Bombeiros, em caso de não haver mais risco iminente, as pessoas serão orientadas a voltar para casa. ”É fundamental que as pessoas tenham consciência de sua vulnerabilidade. No Simulado, reunimos os principais atores do sistema de defesa civil para treinar a população sobre o que fazer nos momentos de chuva acumulada”, afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar. 

A atividade fez parte da Ação Inverno 2023 e contou com a participação dos demais órgãos que compõem o Sistema de Proteção e Defesa Civil: secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSDHJPD), Governo e Participação Social (Segov), Saúde (Sesau), Política Urbana e Licenciamento (Sepul), CTTU, SAMU e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

O simulado marcou também o encerramento do trabalho realizado na área pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população. Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos locais.

AÇÃO INVERNO -  Com a Ação Inverno 2023, a Prefeitura do Recife está investindo um total de R$ 291 milhões, o maior valor da história da cidade, num conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre as medidas planejadas estão ações de micro e macrodrenagem, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

Nos casos de emergência, a Defesa Civil recomenda que os moradores liguem para o número 0800-081-3400. A ligação é gratuita e a central funciona 24h para atender as chamadas. Além disso, este ano, a Ação contará com novidades nos protocolos adotados em caso de alertas e na comunicação à população, utilizando a tecnologia a favor da segurança do recifense. Intervenções de infraestrutura também serão realizadas através do ProMorar.

 

PROGRAMAÇÃO DOS SIMULADOS:

30/03 - Jardim Monte Verde, Cohab/Ibura de Cima

04/04 - Córrego do Leôncio Rodrigues, Dois Unidos

05/04 - Jordão Baixo

11/04 - Sítio dos Macacos, Dois Irmãos

12/04 - Coqueiral