Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Secti

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 28.03.25 - 14h51

Recife lança programa para apoiar criação de Núcleos de Inovação Tecnológica em instituições de ensino

Com inscrições abertas até 15 de abril, iniciativa visa preparar as instituições para que estejam aptas a implementar projetos de inovação e fortalecer sua conexão com o ecossistema tecnológico da cidade

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, lançou o Programa de Incubação de NITs (PIN), voltado para instituições de ensino técnico e superior interessadas em estruturar seus próprios Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Com duração de três meses, o programa oferecerá capacitação especializada e acompanhamento intensivo para fomentar o empreendedorismo inovador no ambiente acadêmico. As inscrições estão abertas até 15 de abril pelo link: https://coreto.recife.pe.gov.br/incubacaonits, onde também estão disponíveis mais informações.

Para participar, as instituições devem estar sediadas no Recife, ter assinado o Pacto Recife pela Inovação, contar com um representante na Rede NIT Recife e formar uma equipe dedicada à implementação do núcleo. O programa de incubação tem como principal objetivo preparar essas instituições para desenvolver projetos inovadores e ampliar sua integração com o ecossistema tecnológico da cidade. 

Para isso, as participantes terão acesso a mentorias mensais, suporte contínuo, uma ampla seleção de materiais de apoio e treinamentos conduzidos por especialistas nacionais na área.

“Com essa iniciativa, esperamos impulsionar a inovação dentro do ambiente acadêmico e aproximar ainda mais as instituições de ensino do mercado e da sociedade, fortalecendo o papel da cidade como um polo de tecnologia e empreendedorismo. Estamos animados com este projeto e confiantes do papel fundamental que ele desempenhará”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.  

A metodologia do programa será baseada em três eixos fundamentais: organização interna do NIT, relacionamento com a comunidade acadêmica e integração com o ecossistema de inovação. Ao final do período de incubação, as instituições deverão demonstrar avanços concretos, como a formalização de uma política institucional de inovação e empreendedorismo, a criação de uma estrutura para fomentar projetos e startups, a implementação de uma gestão mínima de propriedade intelectual e o desenvolvimento de estratégias de parceria com o setor produtivo e tecnológico.

IMERSÃO EM IA – No dia 4 de abril, das 8h30 às 12h, a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia realiza mais uma iniciativa voltada à academia: a Imersão AcelerAI. O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento em Inteligência Artificial, democratizar o acesso às novas tecnologias e capacitar acadêmicos locais, proporcionando uma base de aprendizado acessível e de qualidade sobre a aplicação da IA.

A programação abordará conceitos introdutórios da área e suas aplicações no mundo real, incluindo demonstrações de iniciativas em andamento na Prefeitura do Recife. A proposta é preparar os participantes para atuar em um dos setores mais dinâmicos e promissores da atualidade. O evento acontecerá no Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (UNIT), localizado na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 3905.