NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.12 - 19h16

CTTU implementa nova eliminação de giro à esquerda na Avenida Norte

Aproximadamente quatro mil veículos que utilizavam diariamente a entrada irão agora realizar o giro de quadra passando pela Avenida Santos, e as ruas Couto Magalhães e Treze de Junho

[caption id="attachment_17391" align="alignleft" width="334" caption="Começou a valer na manhã deste sábado (28), a mudança na Avenida Norte/Miguel Arraes de Alencar com a Rua General Abreu e Lima, no bairro do Rosarinho. Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Começou a valer na manhã deste sábado (28), a mudança na Avenida Norte/Miguel Arraes de Alencar com a Rua General Abreu e Lima, no bairro do Rosarinho. Desde às 6h, os condutores que utilizavam pela o corredor no sentido cidade/subúrbio e têm como destino os bairros da Tamarineira, Graças, Casa Forte, Madalena, Torre e Jaqueira devem realizar um giro de quadra para acessar a Rua General Abreu e Lima. Neste primeiro dia de modificação, a circulação de veículos foi tranquila. Desde as primeiras horas da manhã, os agentes de trânsito ficaram posicionados no cruzamento para orientar os motoristas a respeito da intervenção realizada.

Com a mudança no cruzamento, o semáforo passou de três para duas das fases, eliminando o terceiro tempo, justamente aquele que permitia o giro à esquerda. “A modificação, além de garantir as duas faixas da Av. Norte livres para que o condutor siga em frente, e assim ganhar mais fluidez no sentido cidade/subúrbio, também melhora a circulação no sentido contrário, pois houve uma redistribuição do tempo total do sinal”, frisou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa, que acompanhou de perto o primeiro dia de mudanças na área.

Ainda segundo Pompéia, os resultados que a intervenção trará só serão realmente sentidos pela população que utiliza o trânsito na área na próxima quarta-feira (02), após o feriado do Dia do Trabalho. O veículo que antes entrava na Rua General Abreu e Lima agora, ainda na Avenida Norte, deve entrar à direita na Santos Dumont. Nela, o condutor tem que virar à esquerda na Rua Couto Magalhães, após a Praça Luís Inácio Pessoa de Melo e seguir em frente até virar obrigatoriamente à esquerda na Rua Treze de Junho, e assim cruzar a Avenida Norte para acessar a Rua General Abreu e Lima.

Para garantir e facilitar o tráfego, o trecho da Rua Couto Magalhães, entre as ruas José Alexandre Caçador e Treze de Junho, torna-se mão única no sentido da primeira para a segunda via. Também um trecho da Rua Treze de Junho, entre a Rua Couto Magalhães até a Avenida Norte, torna-se mão única, sendo o sentido da primeira para a segunda via. A CTTU também mudou as regras de estacionamento nas vias. Em alguns pontos o estacionamento foi proibido permanentemente e em outros ficou a parada de veículos proibida de acordo com horários determinados nas placas.

Seguindo o preceito de todas as mudanças de trânsito que a CTTU realiza na cidade, nos primeiros dias haverá um reforço de agentes no local com a finalidade de alertar os pedestres e motoristas a respeito das intervenções. Nas contagens realizadas pela CTTU, verificou-se que, em média, quatro mil veículos por dia utilizavam a entrada à esquerda da Av. Norte com a Rua General Abreu e Lima. A ação incluiu a pintura das faixas de pedestre, de meio fio e de divisórias de pista, instalação de placas de orientação e de destino, de regulamentação e de advertência.