NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.13 - 20h20

Recife Antigo de Coração conquista de vez a cidade

[caption id="attachment_33740" align="alignnone" width="679"] Evento atraiu pessoas de todos os gostos e idades. (Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Centro da cidade tornou-se um grande parque urbano neste domingo (28), com a segunda edição do projeto “Recife Antigo de Coração”. Nem mesmo o tempo de chuva atrapalhou a programação organizada pela Prefeitura, que preencheu quase todo o local e já conquistou a rotina do recifense. O prefeito Geraldo Julio, que foi ao bairro pela manhã e à tarde conferir as atrações, anunciou que a terceira edição do projeto será realizada em maio.
          
“A gente quer fazer as pessoas viverem a cidade cada vez mais e pensamos neste projeto como uma ação que deve acontecer a longo prazo. Nossa ideia é realizar uma vez por mês, para podermos identificar o que pode ser aprimorado e depois ampliar esse calendário”, destacou Geraldo Julio.

[caption id="attachment_33741" align="alignnone" width="679"] O prefeito Geraldo Julio conferiu as atrações no bairro, pela manhã e à tarde. (Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Usuário da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o prefeito pedalou até o Recife Antigo pela manhã. Acompanhado da família, Geraldo chegou a jogar basquete de rua no polo esportivo, na Avenida Marquês de Olinda. À tarde, o gestor voltou ao bairro com a primeira-dama do Recife, Cristina Mello, para conferir a feirinha da Rua do Bom Jesus, a exposição de carros antigos, na Rio Branco, e a pista de patinação, também na Marquês de Olinda.

“A gente evoluiu a programação, aumentando o número de atrações”, ressaltou Geraldo Julio, que ainda acompanhou uma apresentação de artistas circenses e a peça teatral “A herança de nós todos”, no Marco Zero. Do Recife Antigo, o prefeito seguiu para a Ilha de Comandatuba, na Bahia, para um fórum de líderes brasileiros.



O secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, acredita que a “semente” do projeto já foi plantada no coração das pessoas, tanto de moradores da cidade como de turistas. “A ideia é que, com o tempo, as pessoas criem o hábito de aproveitar melhor a cidade. Nossa maior atração é sempre a população”, disse.

A programação atraiu pessoas de todos os gostos e idades e ainda agradou aos usuários da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, projeto que acontece todos os domingos e feriados. É o caso da moradora do bairro da Torre, Mayara Esteves, de 27 anos. Ela pegou a bicicleta e utilizou a Ciclofaixa para chegar até o Bairro do Recife. “Acho essa iniciativa excelente, independente do tempo. Com certeza este foi um domingo diferente pra mim.”

[caption id="attachment_33742" align="alignnone" width="679"] Desfile de moda também fez parte da programação da segunda edição do evento. (Fotos: Andréra Rêgo Barros/PCR).[/caption]

Apesar de o projeto acontecer no Recife, conquistou o coração de moradores de toda a Região Metropolitana. A olindense Idaiana da Conceição, 22, levou os dois filhos, Robson Gabriel, de um ano, e Maria Eduarda, de dois anos, para brincar no Polo Infantil, montado na Praça do Arsenal. “Acho muito legal iniciativas assim, pois nem sempre todas as pessoas têm acesso à diversão e entretenimento. Transformar o Bairro do Recife em uma área de lazer gratuita é, com certeza, um grande avanço”, comentou.

A programação contou ainda com um desfile de moda no auditório do Centro de Artesanato. Essa atração foi promovida em parceria com três faculdades de Moda da cidade: Faculdade Senac, Faculdade Boa Viagem e UNINASSAU. Além da apresentação do cantor havaiano Keola Beamer, do músico Jeff Peterson e da dançarina de hula Moanalani Beamer.