NOTÍCIAS

| 28.04.14 - 11h25

Combate à hipertensão mobiliza usuários no Parque da Jaqueira

Ação levou visitantes a procurar exames de prevenção e orientação médica. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

Marlene de Gabriel Lima, 63 anos, moradora de Casa Amarela, chegou às 6h30 desta sexta-feira, 25, no Parque da Jaqueira para o aulão da Academia da Cidade. A atividade abriu a ação promovida pela Secretaria de Saúde do Recife para chamar a atenção para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado neste sábado, 26.

Dona Marlene aproveitou para aferir a pressão, tomar a vacina contra gripe e fazer teste de glicemia. “Estou sempre cuidando da saúde e não poderia perder a oportunidade de participar da ação”, disse animada com o resultado normal da sua pressão arterial. O microempresário Severino de Assis, 68 anos, morador do Arruda, faz caminhadas diárias no Parque da Jaqueira e também aproveitou para participar das atividades.”Sempre é melhor se prevenir”, falou.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que esteve na Jaqueira para acompanhar as atividades, organizadas pelo Centro de Saúde Senador Ermírio de Moraes com a parceria da Sociedade de Cardiologia Regional Recife, disse que é importante chamar a atenção das pessoas para a doença que na maioria das vezes não apresenta sintomas. “É necessário conscientizar que há mecanismos e maneiras de prevenir e evitar as consequências da hipertensão a exemplo do infarto, doenças renais, entre outras”, destacou. Os participantes também receberam material informativo sobre alimentação saudável e hábitos que combatem a doença como a prática de atividade física.