NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.14 - 10h01

Prefeitura devolve Ponte D’Uchôa ao Recife

Totalmente restaurado após um acidente de carro, patrimônio histórico da cidade foi reaberto pelo prefeito neste domingo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura devolveu uma Estação Ponte D’Uchôa totalmente restaurada ao Recife neste domingo (27). O prefeito Geraldo Julio comandou o ato que marcou a reabertura do patrimônio histórico da cidade, que havia sido parcialmente destruído em um acidente de carro, em 2013. A noite contou ainda com uma apresentação da orquestra Musical Life, embalada por canções populares e eruditas. A restauração foi realizada no prazo estabelecido para o serviço, 90 dias, e custou R$ 171.977,36 aos cofres municipais.

"É uma alegria entregarmos este patrimônio histórico. Hoje, o Recife volta a ter a Ponte D'Uchôa totalmente restaurada. O serviço de restauração foi todo feito com muito cuidado, e, com certeza, vai refletir esse momento que a cidade está vivendo; de mudança de clima, com as pessoas curtindo mais as ruas, os parques e os patrimônios do Recife”, destacou Geraldo Julio, que estava acompanhado da família.

O prefeito do Recife explicou que a PCR teve a preocupação de preservar todo o material que fazia parte da estrutura original da estação e que não foi danificado no acidente. “Chamamos todos os órgãos responsáveis pela preservação de patrimônio da nossa cidade para acompanhar as intervenções. Tudo foi feito com muita atenção e carinho pela história do Recife", enfatizou Geraldo.

Na obra, foi realizada a recuperação da edificação em alvenaria de tijolos maciços prensados, da coberta em madeira e recobrimento geral com telhas de cerâmica e a implantação de calhas em chapa galvanizada. Também foram feitas instalações elétricas e pintura geral com tinta látex e esmalte sintético na coloração utilizada em edificações similares da época. Os serviços de paisagismo e jardinagem ainda foram contemplados. O início da intervenção contou com a retirada das telhas, lambrequins (ornamentos de madeira da coberta) e demais estruturas metálicas e de madeira que ainda estavam em bom estado de conservação para serem reaproveitadas.

A dona de casa Fátima Silva acompanhou a reabertura da Ponte D’Uchôa. “Está muito bonito, dá pra ver que foi um trabalho minucioso, muito bem feito. É uma felicidade poder ver um ícone da história do Recife recuperado e de volta para os cidadãos", pontuou Fátima. "Muito bonito ver a história e a cultura da nossa cidade se encontrando. A Ponte D'Uchôa faz parte da memória afetiva do cidadão que mora no Recife. E esse bonito espetáculo de música abrilhanta ainda mais este momento", afirmou o professor aposentado, Givaldo Silva.

ESTAÇÃO - Construída em 1865, a Ponte D’Uchôa é um dos exemplos da arquitetura de ferro no Recife. Funcionou como uma das paradas dos trens urbanos da Maxambomba-bondes, que percorriam as ruas da cidade entre 1867 e 1915. Em 2012, a estação passou por obras de revitalização sob a responsabilidade da Emlurb, que tiveram um custo de R$ 44 mil. No local, foram realizadas a recuperação do telhado, troca do madeiramento dos lambrequins, além de pintura e instalações elétricas.

ACIDENTE - O acidente aconteceu no dia 28 de outubro do ano passado, quando um veículo em alta velocidade atingiu a estrutura do patrimônio e danificou grande parte da estação. No dia seguinte, o imóvel tombado foi cercado por tapume para fins de preservação de peças remanescentes e foi realizada reunião para elaboração de diretrizes de intervenção do projeto de restauro a ser desenvolvido. O projeto foi executado pela Emlurb em etapas, desde janeiro passado. O motorista que provocou o acidente foi acionado na Justiça.