NOTÍCIAS

| 28.04.14 - 18h06

Qualificação da Saúde Mental é discutida em encontro

A psicanalista Graciela Crespin apresentou experiência internacional. (Foto: Cortesia)

Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Recife (RAPS) reuniram-se, nesta segunda-feira (28), no Centro de Saúde Senador José Ermírio de Morais, para participar do Encontro sobre Prevenção e Tratamento de Distúrbios Psíquicos Precoces. Organizado pela Secretaria de Saúde do Recife, o evento teve como objetivos a qualificação da rede de saúde mental e a ampliação da troca de experiências nacionais e internacionais. A psicanalista argentina, Graciela Crespin, relatou o trabalho como fundadora da Associação Preaut (Programa de Pesquisa e Estudos em Autismo).

Na ocasião, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou o avanço da reforma psiquiátrica durante a gestão atual. “Um encontro como este é certamente muito importante para a formação de todos, que, sem dúvidas, sairão daqui diferente de quando entrou. Essas reuniões são etapas complementares ao trabalho diário de cada um de vocês”, disse o secretário.

Entre os temas abordados, sobre o Autismo, estão a prevenção e sinais de risco, transmissão e formação para cuidadores de saúde mental infantil e psicanálise da rede pública. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do Recife, Telma Melo, o encontro também traz benefícios à população. “Essa troca de informações faz com que os profissionais não só se qualifiquem, mas também se sintam motivados para buscar sempre a excelência. A formação tem sido essencial para qualificar o atendimento ao usuário”, disse Telma.

Projeto - O intercâmbio entre profissionais das redes, que é uma das iniciativas do Projeto Percursos Formativo na RAPS, do Ministério da Saúde, já começa na segunda quinzena de junho, quando chegarão ao Recife os primeiros representantes de outras cidades. Serão recebidos 10 (dez) profissionais por mês, durante 10 (dez) meses, que atuarão nas várias unidades voltadas ao atendimento psicossocial do Recife.