NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.15 - 20h04

PCR promove roda de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde mental

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promoveu uma ação conjunta do programa Direitos Humanos nos Bairros e do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu uma roda de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde mental, no Centro Integrado de Saúde (CIS) do Recife, no bairro do Engenho do Meio. A ação contempla a RPA 4 do município e ao longo do ano todas receberão oficinas, palestras e debates com temáticas envolvendo os direitos humanos.

A mesa foi conduzida pelo coordenador do PCRI e gerente da Gerência de Igualdade Racial (Gerir) da PCR, Samuel Da Luz Barros, e pela consultora em Política Nacional de Humanização (PNH), Alyne Lima, representando o Ministério da Saúde. Os debates contaram, ainda, com a presença da representação do Ministério Público e da Coordenação de Saúde Mental do Recife do Distrito IV e problematizaram as consequências de posturas racistas arraigadas nas mais diversas instituições sociais. “

O objetivo desse diálogo é capacitar profissionais para que eles possam remeter o olhar para as especificidades da comunidade negra, levando em conta fatores como a religiosidade, a ancestralidade e as práticas culturais em suas abordagens psicomentais junto aos pacientes”, destacou o facilitador da oficina, Samuel da Luz. O objetivo dos debates é encontrar soluções para a reinserção social destes através do conhecimento e da desmistificação de preconceitos.