Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.04.16 - 14h28

Dia D contra Influenza acontece neste sábado (30) no Recife

As doses estarão disponíveis em 166 pontos espalhados por toda a cidade

 

Neste sábado (30), acontece o Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. A abertura será dentro do evento Saúde em Todo Lugar, realizado na Rua Itapeva, por trás da Faculdade Boa Viagem, na Imbiribeira. Serão disponibilizados 166 pontos de vacinação* em toda a capital, que inclui unidades de saúde da família (entre elas, as Upinhas), unidades básicas tradicionais, policlínicas e maternidades da Prefeitura do Recife, das 8h às 17h. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, composto por 365.490 pessoas.

Até o dia 20 de maio, poderão ser vacinados crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. “É necessário que estas últimas apresentem uma declaração médica de que precisa receber a dose”, alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

“A Campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação”, reforça o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. De acordo com ele, ao imunizar o público-alvo, a circulação do vírus diminui entre a população em geral.

 

Influenza – É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Histórico – Nos últimos três anos, a cobertura durante a campanha de vacinação alcançou a meta. Em 2013, 87,12% do público-alvo foi vacinado; em 2014, a cobertura foi de 118,71; no ano passado, 81,96% do grupo prioritário receberam a vacina.

 

Confira aqui os locais de vacinação.

 

Serviço:

Dia D de Vacinação Contra Influenza

Data: sábado, 30 de abril de 2016

Local: Rua Itapeva, Imbiribeira (por trás da Faculdade Boa Viagem)

Hora: das 8h às 17h