img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 28.04.16 - 11h18

Portal da Transparência do Recife disponibiliza novas informações para consulta

Objetivo é que a gestão municipal seja cada vez mais transparente

 

O cidadão acostumado a buscar informações da Prefeitura do Recife no Portal da Transparência vai perceber que novos dados já estão disponíveis para consulta. O Portal da Transparência do Recife, coordenado pela Controladoria Geral do Município disponibilizou a íntegra dos contratos administrativos firmados pela administração municipal, os organogramas com as respectivas competências dos entes e informações da gestão, como o detalhamento de diárias e passagens, além de dados dos imóveis pertencentes ao município.

O controlador do município, Rafael Figueiredo,acredita ser importante introduzir sistematicamente novos dados relativos ao município, pois desta forma o cidadão estará sempre bem informado e a gestão mais transparente. "Estamos frequentemente estudando maneiras de fazer com que o Portal apresente as principais informações sobre a gestão municipal", frisou o secretário acrescentando que o Portal do Recife vem se destacando nos últimos anos, e é reconhecido por diversos órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria-Geral da União (CGU) e ONG Contas Abertas.

De acordo com o controlador, o município está realizando um trabalho de automatização na alimentação dos contratos disponíveis para consulta. Foi disponibilizado um link de acesso direto aos contratos mais recentes, bem como aos termos aditivos. " Fizemos uma capacitação dos servidores, para mapeamento dos processos de alimentação da ferramenta de gestão de licitações e contratos", explicou, destacando ainda que as unidades gestoras estão aptas a incluir novos contratos que estão sendo firmados.

Além disso, o Portal da Transparência do Recife passou também a dar um destaque para a divulgação das despesas com diárias e passagens, e ainda possibilitou a consulta de todos os imóveis do município. As diárias e passagens são detalhadas trimestralmente por nome do favorecido, cargo, data da viagem, destino, motivo, valor da passagens e quantidade e valor total das diárias concedidas. Outras novidade é que as competências e os organogramas dos órgãos e entes municipais também podem ser visualizados com facilidade no portal. Algumas das implementações realizadas foram fruto de recomendação do Ministério Público Federal.


Competências e Organogramas


Contratos na íntegra


Licitações e Contratos


Dados da gestão