Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.18 - 18h48

Sábado de serviços gratuitos no Sítio Trindade

Aula de zumba, exames e corte de cabelo foram oferecidos pelo Projeto Ação Social, realizado todo último sábado do mês pela Prefeitura do Recife

A comunidade de Casa Amarela e redondezas recebeu o projeto Ação Social, na manhã deste sábado, no Sítio Trindade. Oferecendo serviços gratuitos de saúde, educação, cidadania e lazer, o projeto é realizado há mais de quatro anos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Das 9h às 12h da manhã, o público cuidou do visual com corte de cabelo e barba, além de escova gratuitos. Entre os serviços de saúde, teve aferição de pressão e teste de níveis glicêmicos, além de avaliação antropométrica, aula de zumba e apresentação de capoeira. Orientações sobre a prevenção da violência de contra a mulher e coleta de óleo usado também tomaram conta do parque.  

Cláudia Fernandes, moradora de Nova Descoberta, começou a programação do sábado cuidando do corpo. “Eu sempre faço Zumba na minha comunidade, hoje aproveitei para saber se estava tudo bem com a saúde antes de fazer a dança.”

Já o aniversariante Ednaldo Bezerra, estreando em seus 70 anos, foi ao Sítio Trindade com o intuito de repaginar o visual. “Vou aproveitar que é de graça e pedir para que o moço fazer tudo: barba, cabelo, até sobrancelha, se tiver. Mais tarde vou comemorar num clube com minha esposa e tenho que estar arrumadinho, pelo menos.”

Maria Geane, moradora de Casa Amarela, fez corte e escova nos cabelos. Para ela, mudar de visual traz a juventude de volta. “Já tenho 46 anos e 4 filhos, não é fácil me manter bonita a esta altura da vida. Hoje vou cortar o cabelo curtinho e ficar com aparência mais jovem, as pessoas estão dizendo que vou parecer uma menina de 20 anos”. 

A programação contou também com bazar beneficente, cuja renda será destinada ao Lar Rejane Marques, um abrigo para crianças e adolescentes com deficiência e vítimas de violência. “Recolhemos roupas, brinquedos, bijuterias e sapatos para a vender no Sítio Trindade, que nos recebeu de braços abertos”, disse Viviane Santos, uma das idealizadoras do bazar. Ela participa grupo ecumênico Prece em Movimento, formado por voluntários que militam por solidariedade e amor ao próximo. 

A Ação Social no Sítio Trindade tem frequência mensal e acontece sempre no último sábado do mês.